Você está aqui: Página Inicial > Sobre o SAR
conteúdo

Sobre o SAR

por Agência Nacional de Águas publicado 20/05/2019 14h39, última modificação 14/05/2020 17h45
SAR - SISTEMA DE ACOMPANHAMENTO DE RESERVATÓRIOS

Com o intuito de conceber um sistema operacional que reunisse e organizasse os dados operativos dos reservatórios do Brasil, a Coordenação de Acompanhamento de Reservatórios e Sistemas Hídricos – CORSH da Superintendência de Operações e Eventos Críticos da ANA – SOE, criou em 2013 o Sistema de Acompanhamento de Reservatórios – SAR.


Lançado oficialmente em 2014, o SAR consiste em uma plataforma web que permite, de forma prática e eficiente, o acompanhamento da operação dos principais reservatórios do Brasil. Hoje, o SAR é a principal fonte de informação acerca das condições de operação desses reservatórios.


Suas informações subsidiam tomada de decisão na gestão de recursos hídricos, apoiando os gestores de recursos hídricos estaduais e fortalecendo a segurança hídrica nacional.


Além de fornecer dados e informações dos reservatórios, o SAR permite, entre outras funcionalidades, a espacialização da informação por meio de arquivos que podem ser baixados e depois utilizados em ferramentas como o Google Earth. Atualmente o SAR está dividido em 3 módulos: (i) Nordeste e Semiárido; (ii) Sistema Interligado Nacional – SIN; e (iii) Outros Sistemas Hídricos.


O módulo SIN contempla dados operativos de 160 infraestruturas para geração das usinas hidrelétricas despachadas pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico. É possível consultar informações tais como vazão turbinada, volume útil armazenado, vazão liberada, entre outros.


No módulo Nordeste e Semiárido, lançado no fim de 2019, são monitorados mais de 500 reservatórios nos nove estados da Região Nordeste e em Minas Gerais com capacidade total próxima a 40 bilhões de m³.


Já o módulo Outros Sistemas Hídricos traz informações da operação do Sistema Hídrico Cantareira, responsável pelo abastecimento de grande parte da região metropolitana da cidade de São Paulo, dos reservatórios de abastecimento da região metropolitana do Distrito Federal e dos reservatórios do Sistema Paraopeba, utilizados para abastecimento de parte da região metropolitana de Belo Horizonte.