Você está aqui: Página Inicial > Nordeste e Semiárido > Entendendo o Mapa, a Tabela e o Gráfico
conteúdo

Entendendo o Mapa, a Tabela e o Gráfico

por Agência Nacional de Águas publicado 27/09/2019 11h22, última modificação 25/11/2019 18h10

Tabela:

A coluna Reservatórios exibe a quantidade de reservatórios acompanhados pelo SAR em cada Estado.

Para entendermos melhor como são calculados os valores equivalentes apresentados para cada Estado na tabela resumo vamos considerar, por exemplo, o Estado fictício X, o qual possui três reservatórios: Cumaru, Cacto e Caroá. Vamos supor também que desejamos ver a informação para o dia 23/07/2017, a nossa data de referência

 

O cálculo do Volume Acumulado (hm³) é feito somando os volumes acumulados nos três reservatórios. No entanto, podemos observar na figura que apenas o reservatório Caroá possui dado de volume no dia 23/07/2017.

Dessa maneira, se considerássemos apenas o dado de volume desse reservatório para o cálculo do Volume Acumulado (hm³), o volume acumulado equivalente do Estado X seria igual ao do reservatório Caroá, o que daria uma representação ruim da quantidade de água reservada nesse Estado.

Para evitar esse problema, consideramos para esse cálculo, quando não há dados para a data de referência, o dado de volume acumulado da data mais próxima à essa data para cada reservatório. Por exemplo, na figura seria o dado do dia 21/07/2017 para o reservatório Cumaru e do dia 26/07/2017 para o reservatório Cacto.

Dessa maneira o Volume Acumulado (hm³) seria a soma dos volumes 3,20 hm³, 2,50 hm³ e 4,50 hm³, totalizando 10,20 hm³.

Uma coisa importante a ser observada é que existe um limite de dias para essa data mais próxima, que é de 30 dias. Assim, se nos 30 dias anteriores ou posteriores à data de referência, não houver dado de volume acumulado para o reservatório, será considerado que não há informação para essa data e esse reservatório não entrará na conta do Volume Acumulado (hm³).

A Capacidade Equivalente (hm³) é a soma das capacidades dos reservatórios que possuem dados de volume acumulado nos 30 dias anteriores ou posteriores à data de referência.

O Volume Acumulado (%) é obtido pela divisão entre o Volume Acumulado (hm³) e a Capacidade Equivalente (hm³).

Gráfico:

O gráfico exibe o valor do Volume Acumulado (%) do Nordeste nos quatros últimos anos para a data de referência.

Mapa:

O mapa exibe, classificando em cores, conforme o volume acumulado, o valor mais recente disponível no SAR do percentual de volume acumulado para cada reservatório.