ATENÇÃO! Você está navegando em uma versão antiga do portal ANA. Clique aqui para acessar o novo portal .

Serviços » Informações Hidrológicas 

Dados Hidrológicos em Tempo Real

A Agência Nacional de Águas realiza o monitoramento hidrometeorológico em Tempo Real com 1.978 estações fluviométricas e 2.762 pluviométricas distribuídas nas 12 Regiões Hidrográficas brasileiras. A Rede Hidrometeorológica possui cerca de 650 estações telemétricas visando à obtenção de dados hidrológicos em tempo real.

Os Dados Hidrológicos em Tempo Real são coletados por um sistema denominado Telemetria nas estações automáticas, com a utilização de Plataformas de Coletas de Dados - PCDs na qual suas transmissões são efetuadas pelos satélites brasileiros (SCD e CBERS), utilizando-se da estrutura do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), em Cuiabá e em Cachoeira Paulista.

As variáveis hidrológicas são obtidas por uma diversidade de sensores automáticos e armazenadas “in loco” nas PCDs. Os dados são transmitidos remotamente pelos satélites que permitem a obtenção de um número maior de informações por dia aumentando a confiabilidade e permitindo avaliação quase “instantânea” da disponibilidade hídrica. Esse sistema melhora a avaliação do potencial energético e permite a realização de balanço hídrico em tempo “quase real”, o que melhora o controle dos recursos hídricos, disponibiliza dados mais atualizados para a sociedade e propicia uma ampla conceituação do uso racional e múltiplo dos recursos hídricos.

Dados Hidrológicos  em Tempo Real

Agência Nacional de Águas - ANA
Setor Policial, área 5, Quadra 3, Blocos "B","L","M" e "T".
Brasília-DF CEP: 70610-200   PABX: (61) 2109-5400 / (61) 2109-5252
Melhor visualizado em 1024x768 com Firefox 3 e IExplorer 7 ou superiores