ATENÇÃO! Você está navegando em uma versão antiga do portal ANA. Clique aqui para acessar o novo portal .

Imprensa » Eventos e Projetos 

I Concurso de Foto e Vídeo Olhares sobre a Água e o Clima
quinta-feira, 25 de março de 2010

Como parte das comemorações da Semana da Água, a ANA, a WWF-Brasil e a o HSBC Climate Partnership lançam hoje, pela internet, o concurso de foto e vídeo “Olhares sobre Água e Clima”. Retratar a água e o clima em suas mais diversas manifestações (sociais, culturais, simbólicas, econômicas, artísticas e religiosas) é o principal objetivo dos parceiros que promovem o primeiro concurso de foto e vídeo com água e clima como tema. As imagens candidatas poderão mostrar a água em sua relação com o clima e em diversas formas, preservadas ou degradadas, suas características, simbolismos e usos, nos mais amplos aspectos.

São quatro categorias: fotos de alta definição, de baixa definição ou de celular, e vídeos de baixa e alta resoluções. O primeiro colocado em cada uma das categorias receberá um troféu exclusivo e uma viagem de quatro dias e três noites para conhecer as águas cristalinas de Bonito (MS) e um kit dos realizadores do concurso. Mais detalhes e as regras do concurso estão no site www.olharesaguaeclima.org.br, onde podem ser feitas as inscrições e o envio das fotos e vídeos. 

“Achamos fundamental que as pessoas integrem as questões ambientais em seu cotidiano, em especial no que tange ao cuidado com a água. A mera busca de uma imagem para o concurso já é, em si, uma reflexão sobre este recurso fundamental à vida”, avalia Samuel Barrêto, coordenador do Programa Água para a Vida, do WWF-Brasil.

A intenção dos realizadores é incentivar a reflexão sobre a necessidade de preservar a água e cuidar do clima. Pensar na relação do homem com os elementos da natureza, por intermédio de registros fotográficos e audiovisuais, foi a forma escolhida para contribuir para a Década da Água, de 2005 a 2015, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU).

“A fotografia é uma forma de manifestação cultural e artística com grande poder para sensibilizar as pessoas e despertar a consciência. O olhar do fotógrafo é um instrumento poderoso para tornar visível o estado das águas e motivar a sociedade para a necessidade de proteger esse bem vital”, disse Dalvino Troccoli Franca, diretor da ANA e coordenador da ação programada da água e cultura.

A seleção dos melhores trabalhos será feita por votação aberta na internet e os trabalhos selecionados serão submetidos a uma comissão julgadora, formada por convidados ligados à área de meio ambiente e profissionais das áreas de fotografia e vídeo, que escolherão os vencedores de cada categoria.

Categorias:

Foto em baixa resolução de câmera ou de celular: até três fotos por participante, tamanho máximo: 2560 x 1920 pixels;

Vídeo em baixa resolução ou celular: até um vídeo por participante, duração máxima: 60 segundos, editado/finalizado ou não, banda sonora ou não, tamanho máximo: 720 x 480 pixels (VGA);

Foto em alta resolução: até três fotos por participante; tamanho mínimo do arquivo original: 3000 x 2000 pixels; .JPG, RGB;

Vídeo editado em alta resolução: até um vídeo por participante, duração máxima: 5 minutos, editado/finalizado c/ banda sonora, NTSC padrão Mini DV ou superior (720 x 480).

Cronograma

1. Inscrição dos trabalhos concorrentes vai do dia 22 de março até 31 de maio de 2010;

2. O período de votação aberta na internet vai do dia 03 de junho até 18 de julho de 2010;

3. A divulgação dos vencedores pela comissão julgadora será no dia 25 de julho de 2010;

4. Os trabalhos selecionados deverão ser enviados em mídia digital e impressa para os Promotores, em conformidade com o item 5 do presente regulamento, juntamente com o Termo de Utilização de Imagens e/ou Vídeo, preenchido e assinado, até a data de 30/07/2010;

5. O evento de premiação será no dia 05 de agosto de 2010.




ANA, WWF-Brasil e HSBC Climate Partnership

Agência Nacional de Águas - ANA
Setor Policial, área 5, Quadra 3, Blocos "B","L","M" e "T".
Brasília-DF CEP: 70610-200   PABX: (61) 2109-5400 / (61) 2109-5252
Melhor visualizado em 1024x768 com Firefox 3 e IExplorer 7 ou superiores