ATENÇÃO! Você está navegando em uma versão antiga do portal ANA. Clique aqui para acessar o novo portal .

Imprensa » Notícias 
USGS capacita técnicos brasileiros no desenvolvimento de curvas-chave
25/10/2017
chamada

A curva-chave é uma equação utilizada para se calcular a vazão de uma seção de um curso d’água a partir do nível medido. Sobre este tema, até 27 de outubro, em Brasília, acontece o Curso de Processamento de Registros e Desenvolvimento de Curvas-Chave no edifício da Agência Nacional de Águas (ANA) que fica no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA). Esta capacitação tem como instrutores o geólogo Christopher Smith e o especialista em águas superficiais Anthony Gotvald, ambos do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês).

 

No primeiro dia da programação, em 24 de outubro, os instrutores explicaram o porquê de o USGS não medir níveis de rios sempre nos mesmos pontos. Além disso, os especialistas falaram sobre métodos do Serviço Geológico dos Estados Unidos para processar dados contínuos de nível de água, entre outros temas. Durante os demais dias do Curso os participantes também terão exercícios com aplicativo para determinação de curvas-chave.

 

Participam da capacitação especialistas da ANA, do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM) e da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI).

 

Este curso faz parte da contratação do USGS para capacitação técnica de profissionais brasileiros que atuem no planejamento e operação da Rede Hidrometeorológica Nacional, conforme o Memorando de Entendimento BR-20.0000 vigente até 2025. Esta cooperação – assinada por ANA, CPRM e USGS – prevê intercâmbios de informação técnica, treinamentos e pesquisas. Além da área de recursos hídricos, a parceria engloba outros temas, como: variabilidade climática e mudanças no uso da terra; ecossistemas; e perigos naturais, avaliações de riscos e resiliência.

Texto:Raylton Alves - ASCOM/ANA
Foto: Raylton Alves / Banco de Imagens ANA


Agência Nacional de Águas - ANA
Setor Policial, área 5, Quadra 3, Blocos "B","L","M" e "T".
Brasília-DF CEP: 70610-200   PABX: (61) 2109-5400 / (61) 2109-5252
Melhor visualizado em 1024x768 com Firefox 3 e IExplorer 7 ou superiores