ATENÇÃO! Você está navegando em uma versão antiga do portal ANA. Clique aqui para acessar o novo portal .

Imprensa » Notícias 
Especialistas do Brasil e dos Estados Unidos trocam experiências sobre sistemas de transposição de água
25/10/2017
Gestor do Escritório de Operações do Vale Central do USBR, Jeffrey Rieker, faz apresentação
chamada

Entre 23 e 27 de outubro, a Agência Nacional de Águas (ANA) sedia em Brasília o encontro Discussões e Troca de Experiências sobre Sistemas de Transposição de Água. Pelo lado brasileiro participam representantes da própria Agência, do Ministério da Integração Nacional e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF). Representando o Bureau de Reclamação dos Estados Unidos (USBR, na sigla em inglês), participam do evento o diretor regional para a Região do Pacífico, Federico Barajas, e o gestor do Escritório de Operações do Vale Central, Jeffrey Rieker.

 

Durante o encontro, o foco das discussões está sobre diversos aspectos de sistemas de transposição de água, como: modelagem operacional, planejamento e implementação, manutenção, monitoramento e controle.

 

Em 23 de outubro, a ANA abriu a programação do evento com apresentações sobre os desafios de regulação e operação do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF), também conhecido como “transposição do São Francisco”. Já os representantes do USBR relataram a visita que fizeram ao PISF e abordaram projetos de transposição nos Estados Unidos, aspectos legais e desafios.

 

No dia 24 os representantes do USBR fizeram apresentação sobre aspectos relacionados à operação de sistemas de transposição, como procedimentos operacionais durante secas, previsões hidrológicas e definição de demandas de água. O monitoramento e o controle desse tipo de sistema também foi discutido em aspectos, como: controle de usuários irregulares, controle de usos de recursos hídricos e a aceitação de novos usuários.

 

Durante o encontro, os representantes do Bureau de Reclamação dos Estados Unidos ainda falarão sobre a manutenção e a performance dos sistemas de transposição e tarifas para uso da água. Em 27 de outubro, como fechamento do evento, os membros do USBR levarão recomendações sobre os temas debatidos para diretores da ANA.

 

O USBR existe desde 1902 e foi responsável pela construção de barragens, hidrelétricas, reservatórios e canais em 17 estados do Oeste estadunidense. A instituição construiu mais de 600 barragens, inclusive a barragem Hoover, no rio Colorado, e Grand Coulee, no rio Columbia. O Bureau, ainda, provê água a mais de 31 milhões de pessoas e para  mais de 40 milhões de hectares irrigados, que são responsáveis por 60% dos vegetais e 25% das frutas e oleaginosas dos Estados Unidos. As 53 hidrelétricas da instituição também geram mais de 40 bilhões de kWh e levam energia a 3,5 milhões de residências.

 

Este intercâmbio faz parte da contratação do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) para capacitação técnica de profissionais brasileiros que atuem no planejamento e operação da Rede Hidrometeorológica Nacional, conforme o Memorando de Entendimento BR-20.0000 vigente até 2025. Esta cooperação – assinada por ANA, Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e USGS – prevê intercâmbios de informação técnica, treinamentos e pesquisas. Além da área de recursos hídricos, a parceria engloba outros temas, como: variabilidade climática e mudanças no uso da terra; ecossistemas; e perigos naturais, avaliações de riscos e resiliência.

Texto:Raylton Alves - ASCOM/ANA
Foto: Raylton Alves / Banco de Imagens ANA


Agência Nacional de Águas - ANA
Setor Policial, área 5, Quadra 3, Blocos "B","L","M" e "T".
Brasília-DF CEP: 70610-200   PABX: (61) 2109-5400 / (61) 2109-5252
Melhor visualizado em 1024x768 com Firefox 3 e IExplorer 7 ou superiores