ATENÇÃO! Você está navegando em uma versão antiga do portal ANA. Clique aqui para acessar o novo portal .

Imprensa » Eventos e Projetos 

Programa de Formação Iberoamericano em Matéria de Água começa o ano com curso de Hidrogeologia no Uruguai
sexta-feira, 12 de março de 2010
Curso  será realizado entre os dias 22 e 26 de março em Montevidéu e estará focado em ampliar os conhecimentos sobre águas subterrâneas

A cidade de Montevidéu, no Uruguai, será a sede de do curso “Hidrogeogia III” entre os dias 22 e 26 de março. O curso faz parte do “Programa de Formação Iberoamericano em Matéria de Águas”, organizado pela Conferencia dos Diretores Gerais Iberoamericanos de Água (Codia) e pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid), Ministério dos Assuntos Exteriores e de Cooperação da Espanha.  A Agência Nacional de Águas (ANA) e a Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente (SRHU/MMA) são responsáveis pelas áreas sob coordenação brasileira.

O Programa foi criado para atender a demanda por formação e capacitação em planejamento e gestão de recursos hídricos dos países iberoamericanos e foi elaborado a partir de uma pesquisa realizada com 16 países e aprovado pela VII Codia, em 2007.  O curso “Hidrologeologia” é o primeiro curso do ano realizado pelo Programa de Formação Iberoamericana em Matéria de Águas. Em 2009, foram realizadas duas edições do curso “Clima e Eventos Extremos”, elaborado pela ANA – sendo uma em julho, em La Antigua, na Guatemala, e outra em novembro, em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia.

Um dos objetivos do curso é consolidar e ampliar os conhecimentos sobre as águas subterrâneas, considerando os impactos na qualidade e quantidade delas em conseqüências das variações climáticas  locais, regionais e mundiais, assim como definir os riscos, a vulnerabilidade e a contaminação das águas subterrâneas. 

As palestras serão em espanhol e os participantes são técnicos das diferentes instituições integradas pela Codia, professores de instituições relacionadas ao tema água, professores universitários e titulares de disciplinas relacionadas com o setor de recursos hídricos e água, e também preferencialmente geólogos, hidrólogos, geógrafos e especialistas em águas subterrâneas.

A coordenação do curso é feita pelo especialista e pesquisador cubano Arturo Elpidio González Báez, da Empresa de Pesquisa, Projetos e Engenharia (GEIPI, sigla em espanhol) e do Instituto Nacional de Recursos Hidráulicos (INRH).

Mais informações sobre o Programa estão Portal da Capacitação.



ASCOM/ANA

Agência Nacional de Águas - ANA
Setor Policial, área 5, Quadra 3, Blocos "B","L","M" e "T".
Brasília-DF CEP: 70610-200   PABX: (61) 2109-5400 / (61) 2109-5252
Melhor visualizado em 1024x768 com Firefox 3 e IExplorer 7 ou superiores