ATENÇÃO! Você está navegando em uma versão antiga do portal ANA. Clique aqui para acessar o novo portal .

Imprensa » Eventos e Projetos 

Workshop sobre as experiências do Serviço Geológico dos Estados Unidos na gestão de redes de monitoramento hidrológico
quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014
Entre 26 e 27 de fevereiro de 2014, na sede da Agência Nacional de Águas (ANA), em Brasília, aconteceu o Workshop sobre as Experiências do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) na Gestão de Redes de Monitoramento Hidrológico.

O evento contou com a presença de dois especialistas sênior do USGS e teve a participação de diversas instituições envolvidas, direta ou indiretamente, na operação da Rede Hidrometeorológica Nacional (RHN).
 
O Workshop foi idealizado com intuito de oferecer uma oportunidade de aprendizado à Agência Nacional de Águas (ANA) e demais instituições brasileiras na superação de desafios técnicos e logísticos enfrentados hoje na operação da RHN.

O workshop compõe uma das diversas atividades e eventos definidos no âmbito do acordo assinado ao final de 2013 entre a ANA e o Corpo de Engenheiros do Exército dos Estados Unidos (USACE, na sigla em inglês), no qual o USGS foi convidado para estabelecer parceria com o USACE devido à sua vasta experiência na área. Esta cooperação tem por objetivo a prestação de serviços de capacitação técnica à ANA visando ao adequado desempenho de suas atribuições, mais especificamente, às relacionadas à prevenção de impactos de eventos hidrológicos críticos, à supervisão da operação de reservatórios, à coordenação da Rede Hidrometeorológica Nacional e à regulação do uso da água.
 
Palestrantes do Workshop
 
Brian McCallum é bacharel e mestre em Engenharia Civil, formado em 1992. Está no USGS desde 1993. Foi eleito o engenheiro federal do USGS no ano, em 1999, pela Sociedade Nacional de Engenheiros Profissionais. No ano seguinte, tornou-se o diretor assistente de Monitoramento Hidrológico do Centro de Ciências Hídricas da Geórgia, do USGS. McCallum tem experiência com redes de monitoramento telemétrico e sistemas de alerta de cheias, dentre outros. O engenheiro esteve envolvido na criação do portal NWISWeb, de dados em tempo real, e no desenvolvimento de um sistema de alerta hidrológico via e-mail e mensagem de texto, que permite ao usuário personalizar as faixas de alerta.
 
Chris Smith começou sua carreira como estagiário no USGS em 1995, sendo depois contratado como técnico em Hidrologia. O profissional tem experiência em manutenção e operação de estações de monitoramento de vazão, qualidade de água e água subterrânea e na utilização de medidores acústicos de vazão, tendo sido instrutor e desenvolvido um protocolo para esse tipo de medição. Em 2004, assumiu o cargo de técnico supervisor em Hidrologia na unidade de campo do USGS em Atlanta. Criou e aplicou vários protocolos e programas de treinamento sobre coleta e análise de dados de velocidade superficial da água, vazão e pluviometria.

Palestras em Power Point:
 
 
Vídeos que fazem parte das palestras:
 



ANA

Agência Nacional de Águas - ANA
Setor Policial, área 5, Quadra 3, Blocos "B","L","M" e "T".
Brasília-DF CEP: 70610-200   PABX: (61) 2109-5400 / (61) 2109-5252
Melhor visualizado em 1024x768 com Firefox 3 e IExplorer 7 ou superiores