ATENÇÃO! Você está navegando em uma versão antiga do portal ANA. Clique aqui para acessar o novo portal .

Imprensa » Eventos e Projetos 

Seminário discute desafios e oportunidades da agricultura irrigada no Brasil
segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Dados recentes da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) apontam que o mundo terá que aumentar a produção de alimentos em 70% até 2050, para atender a uma população, com renda crescente, que deve chegar a 2,3 bilhões de pessoas.  A demanda global por cereais para a alimentação humana e animal deve aumentar para três bilhões de toneladas até 2050, e o setor de biocombustíveis pode provocar um crescimento ainda maior, de acordo  com a  FAO.

O Brasil, por dispor de enorme capacidade de produção agrícola, apresentar grande potencial de uso dos solos, de água e da radiação solar poderá contribuir para o atendimento dessa demanda mundial. Por essa razão, o País experimentará uma forte pressão por aumento de produtividade agrícola, com destaque para a agricultura irrigada.

Como contribuição ao enfrentamento desse desafio, a Agência Nacional de Águas (ANA), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Ministério da Integração Nacional e a Fundação Centro Internacional de Educação, Capacitação e Pesquisa Aplicada em Águas (Fundação HidroEX) resolveram realizar o seminário “O Estado da Arte da Agricultura Irrigada no Brasil – Desafios e Oportunidades”. O encontro aconteceu nos dias 9 e 10 de dezembro de 2010, na sede da HidroEX, em Frutal (MG) e reuniu mais de 150 pessoas.

Como resultado do seminário, os participantes criaram a Carta de Frutal, que define as metas que o País precisa alcançar para o desenvolvimento sustentável da agricultura irrigada. O documento é um compromisso dos setores envolvidos com o tema na busca de soluções para o setor.

Para conhecer as apresentações realizadas durante o evento clique em http://www.irrigacao.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=169:apresentacoes-realizadas-no-seminario-o-estado-da-arte-da-agricultura-irrigada-no-brasil-e-na-2o-reuniao-ordinaria-do-forum-agricultura-irrigada-em-frutalmg-de-09-a-10122010&catid=11:download&Itemid=21.

 


Carta de Frutal

Agência Nacional de Águas - ANA
Setor Policial, área 5, Quadra 3, Blocos "B","L","M" e "T".
Brasília-DF CEP: 70610-200   PABX: (61) 2109-5400 / (61) 2109-5252
Melhor visualizado em 1024x768 com Firefox 3 e IExplorer 7 ou superiores