Você está aqui: Página Inicial > Programas e projetos > Programa Produtor de Água > Projetos (Pasta) > MG - Extrema - Conservador das Águas

Conservador das Águas - Extrema/MG

Localizado na Serra da Mantiqueira, na divisa entre Minas Gerais e São Paulo, o município de Extrema possui uma área rural com grande quantidade de nascentes e pequenos cursos d’água. Essas águas possuem grande importância para a segurança hídrica de toda a região metropolitana de São Paulo, uma vez que alimentam o Sistema Cantareira, maior manancial de abastecimento da capital paulista.

Após vários anos de estudos e preparação, Extrema colocou seu nome na vanguarda da gestão ambiental ao criar, em 2005, o primeiro projeto de PSA do Brasil, o Conservador das Águas.

Premiado nacional e internacionalmente, o Conservador das Águas foi o primeiro projeto a ser implementado utilizando a metodologia do Programa Produtor de Água. Essa iniciativa continua em operação nos dias atuais expandindo suas ações, inclusive, para outros municípios de toda a Serra da Mantiqueira.

Informações: meioambiente@extrema.mg.gov.br

Site do projeto: http://extrema.mg.gov.br/conservadordasaguas/

Parceiros

PREFEITURA MUNICIPAL DE EXTREMA

GOVERNO DE MINAS

IEF

TNC

SOS MATA ATLÂNTICA

COMITÊS PCJ

Documentos relacionados
Livro sobre o projeto