Você está aqui: Página Inicial > Programas e projetos > Procomitês > Fluxo do processo de certificação

Fluxo do processo de certificação

Para isso o processo de certificação a ANA trabalha diretamente em contato com as entidades estaduais de gestão de recursos hídricos, responsáveis pela gestão de recursos hídricos nos estados, através das quais o Procomitês é implementado. Os Comitês de bacias Hidrográficas que são responsáveis pelo preenchimento dos instrumentos de certificação e o Conselho Estadual de Recursos Hídricos, que por sua vez, participa do processo de certificação para validação dos Relatórios Anuais de Certificação elaborados ao final de cada período de implementação do programa.

Ao longo da certificação Procomitês, existe uma intensa troca de informações, elaboração e envio de documentos e disponibilização de dados nos sistemas online, sendo que todas essas ações visam verificar e quantificar o alcance de metas de cada comitê, e consequentemente do estado, para o ciclo.

Abaixo é apresentado o fluxograma que mostra as etapas do processo de certificação, os respectivos responsáveis pela ação, e também os documentos e instrumentos associados: