Rede Nacional - Introdução

Situação atual

Foto: Alessandro Ferreira da Silva/Banco de Imagens da ANA

Em nível nacional, a Agência Nacional de Águas mantém a rede hidrometeorológica nacional, com mais de 2.700 postos pluviométricos e 1.900 postos fluviométricos que permitem avaliar adequadamente os aspectos associados ao gerenciamento da quantidade de água.

Recentemente, a ANA vem desenvolvendo esforços para agregar a qualidade da água à sua rede quantitativa. No total são 1.340 pontos em todo o país, nos quais são feitas análises de 4 parâmetros básicos (pH, oxigênio dissolvido, condutividade e temperatura) durante as campanhas de medição de vazão.

Todavia, somente esses parâmetros não permitem que se avalie adequadamente a evolução da qualidade das águas brasileiras, sendo necessários outros parâmetros que requerem coletas de amostras e análises laboratoriais.

Por sua vez, no nível estadual, atualmente existem aproximadamente 2.400 pontos de monitoramento de qualidade de água, o que representa uma densidade de 0,26 ponto/1.000 km² para o país.

Outros países possuem densidades maiores em suas redes nacionais: Espanha (2,55 pontos/1.000 km²), França (1,96 ponto/1.000 km²), Canadá (0,8 ponto/1.000 km²).

Proposta do PNQA

Entende-se que os Estados devem continuar sendo os principais responsáveis pelo estabelecimento e operação de redes de qualidade da água.

Assim, a Rede Nacional de Monitoramento da Qualidade de Água não virá substituir as redes estaduais.

Ao contrário, a proposta é que o PNQA oriente recursos da União para apoiar a implantação, ampliação, operação e manutenção das redes estaduais em pontos de monitoramento identificados como de interesse nacional, acordando com as entidade estaduais, a frequência e o conjunto mínimo de parâmetros a serem monitorados.

Espera-se que, a partir de uma visão nacional estratégica da qualidade das águas no território nacional, promova-se a cooperação entre os operadores das redes de monitoramento, o que não somente poderá implicar em redução dos custos de implementação e operação, mas também facilitar a interpretação dos dados gerados.