Perguntas Frequentes

 

1) Por que a qualidade das águas é monitorada?

Para verificar se a água está apropriada aos diversos usos que dela fazemos, como consumo humano, irrigação, lazer, entre outros. Cada uso requer uma qualidade específica. Com o monitoramento, é possível saber se a água está adequada ao uso que será feito.

2) Como se monitora a qualidade das águas?

Por meio de campanhas de campo em que técnicos visitam determinados pontos pré-definidos em rios e lagos, coletam amostras e encaminham aos laboratórios onde são feitas as análises físico-químicas e biológicas necessárias. Para que se possa acompanhar a evolução da qualidade das águas naquele ponto do rio, o monitoramento deve ser realizado de acordo com a frequencia planejada, por exemplo, a cada três meses deve ser coletada uma nova amostra.

3) Quais parâmetros devem ser monitorados?

Os parâmetros, ou substâncias presentes na água, a serem monitorados dependem do uso que fazemos da água. Por exemplo, em balneários é essencial o monitoramento dos chamados coliformes termotolerantes, um determinado tipo de bactéria que indica a presença de outros microorganismos causadores de doenças transmissíveis pelo contato com a água. Em rios que atravessam as cidades, é importante avaliar outro parâmetro denominado DBO (Demanda Bioquímica de Oxigênio). Sua presença em níveis elevados pode indicar o lançamento no rio de esgotos não tratados, por exemplo.

4) O que significa IQA?

IQA – Índice de Qualidade das Águas é um indicador que permite aferir, de maneira didática, a qualidade das águas em um determinado trecho de rio, especialmente a contaminação causada pelo lançamento de esgotos domésticos. Trata-se de um indicador que agrega os resultados de uma série de nove parâmetros por meio de uma expressão matemática. Os resultados dessa expressão permitem fazer a classificação dos trechos de rio em faixas de qualidade ótima, boa, razoável, ruim e péssima.

5) Como está a qualidade das águas nos rios brasileiros?

De acordo com o último levantamento realizado pela Agência Nacional de Águas com dados de 2008, dos pontos de monitoramento existentes no país, 9% apresentam qualidade ótima, 70 % boa, 14% regular e 9% ruim ou péssima.

6) Onde encontro informações sobre a qualidade das águas de rios ou lagos da minha região?

Neste próprio Portal. Ao clicar no item "Pesquise Estações de Monitoramento" no menu à esquerda ou no ícone "ESTAÇÕES DE MONITORAMENTO" acima à direita em qualquer página desse Portal você será direcionado para uma página de pesquisa com filtros para realizar a busca de dados de qualidade de água de estações de acordo com a sua necessidade.

Informações sobre qualidade das águas dos mananciais de abastecimento devem ser disponibilizadas ao consumidor em sua conta mensal (Decreto 5.440 de 4 de maio de 2005).

7) O rio que corta minha cidade foi considerado de má qualidade na avaliação do IQA. Neste caso, a água fornecida pela companhia de águas de minha cidade é segura?

Muito provavelmente sim. A qualidade da água do rio não é a mesma da água que chega a sua casa, pois ela foi submetida a processos de tratamento para garantir sua adequação ao consumo humano. O fato da qualidade da água do rio ser ruim pode aumentar os custos desse tratamento, mas não afeta a qualidade da água distribuída, que depende do processo de tratamento empregado por sua concessionária local de abastecimento de água.

8) Onde obtenho informações sobre a qualidade da água que chega até minha casa?

Na sua conta de água da concessionária local. O Decreto Presidencial nº 5.440 de 4 de maio de 2005 estabelece os procedimentos para o controle de qualidade da água em sistemas de abastecimento e exige que as informações sobre a qualidade das águas distribuídas sejam disponibilizadas ao consumidor em sua conta mensal.

9) O que é o enquadramento dos corpos d´água?

É quando se estabelece o nível de qualidade a ser alcançado ou mantido em um segmento do rio ao longo do tempo. O enquandramento de um rio não significa necessariamente sua qualidade atual, mas a qualidade que se deseja atingir. Por isso, o enquadramento é um instrumento de política pública voltado para o planejamento, pois, ao indicar a meta de qualidade que desejamos para as águas de um rio, nos permite planejar também as ações necessárias para que aquelas metas possam ser atingidas.

10) Houve mortandade de peixes no rio próximo à minha casa. A quem devo relatar?

Ao órgão ambiental e/ou de gestão de recursos hídricos de seu Estado. Acesse a página dos órgãos ambientais e/ou de gestão de recursos hídricos do seu Estado no item "Links".