Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Workshop capacita brasileiros em mapeamento via satélite de áreas irrigadas

Notícias

Workshop capacita brasileiros em mapeamento via satélite de áreas irrigadas

por ASCOM/ANA publicado: 01/11/2019 16h19 última modificação: 01/11/2019 16h19
Le-Lyne Czeczko / Banco de Imagens ANA Abertura do Workshop

Abertura do Workshop

O Workshop sobre Mapeamento de Agricultura Irrigada por Sensoriamento Remoto termina nesta sexta-feira, 1º de novembro. O evento é uma realização da Agência Nacional de Águas (ANA) em parceria com o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). O curso tem o objetivo de capacitar e apresentar inovações aos especialistas de instituições brasileiras que trabalham com o tema sobre métodos e ferramentas destinadas ao mapeamento da agricultura irrigada via satélite. 

Durante a semana, o Workshop apresentou o modelo SSEBop (sigla em inglês para Operational Simplified Surface Energy Balance). Esta ferramenta está prestes a ser lançada no portal do Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos (SNIRH) e é capaz de estimar a evapotranspiração real em áreas irrigadas. 

A evapotranspiração é o processo simultâneo de perda de água do solo por evaporação e da planta por transpiração. Ambos os fenômenos que ocorrem simultaneamente e precisam ser igualmente mensurados. Por meio deste processo, estima-se o consumo de água pela agricultura irrigada. As ferramentas que foram apresentadas no treinamento poderão ser capazes de melhorar as campanhas de fiscalização, planejamento e outorga de recursos hídricos desenvolvidas pela ANA. 

Segundo o especialista em geoprocessamento da ANA Daniel Assumpção, “se sabemos o quanto de água que uma determinada cultura consome, melhoramos nossas estimativas de demanda de recursos hídricos como um todo e assim podemos planejar melhor o uso destes recursos em uma determinada bacia hidrográfica, por exemplo”, concluiu. 

Acordo com o USGS

Esta oficina faz parte da contratação do USGS para capacitação técnica de profissionais brasileiros que atuem no planejamento e operação da Rede Hidrometeorológica Nacional, conforme o Memorando de Entendimento BR-20.0000 assinado em 2015 e vigente até 2025. Assinada pela ANA, CPRM e USGS; a cooperação prevê intercâmbios de informação técnica, treinamentos e pesquisas. Além da área de recursos hídricos, a parceria engloba outros temas, como: variabilidade climática e mudanças no uso da terra; ecossistemas; e perigos naturais, avaliações de riscos e resiliência. 

SNIRH

Criado pela Lei nº 9.433/97, o Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos é um instrumento de coleta, tratamento, armazenamento e recuperação de informações sobre água e fatores intervenientes em sua gestão no Brasil. O SNIRH é mantido pela ANA e contém publicações, tutoriais e dados sobre divisão hidrográfica, quantidade e qualidade de água, usos de recursos hídricos, balanço hídrico, planejamento, regulação e fiscalização. Acesse o SNIRH em www.snirh.gov.br.

Assessoria de Comunicação Social (ASCOM)
Agência Nacional de Águas (ANA)
(61) 2109-5129/5495