Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Webinar da ANA aborda gestão de risco de secas e inundações por meio das salas de situação

Notícias

Webinar da ANA aborda gestão de risco de secas e inundações por meio das salas de situação

por Raylton Alves - ASCOM/ANA publicado: 06/07/2020 14h59 última modificação: 06/07/2020 14h59

Nesta quinta-feira, 9 de julho, a partir das 17h, a Agência Nacional de Águas (ANA) dá continuidade à série de Webinars de Capacitação. Desta vez, o tema em debate será “Salas de situação: ferramenta de gestão de risco de eventos hidrológicos críticos (secas e inundações)”. Para participar gratuitamente do seminário on-line basta acessar o evento pelo link https://bit.ly/ANAWEB11​ na hora e no dia marcados. 

Os debatedores serão o especialista em recursos hídricos da ANA Edmilson Pinto e o pesquisador de Hidrologia do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (CIRAM/EPAGRI), Guilherme de Miranda Júnior. A moderação do Webinar de Capacitação ficará por conta da coordenadora da Área de Hidrologia e especialista em recursos hídricos da Agência, Alessandra Daibert. 

A Sala de Situação da ANA monitora e analisa a evolução das chuvas, dos níveis e da vazão dos principais rios, reservatórios e bacias hidrográficas do Brasil. Todas as informações são compartilhadas por meio de boletins e de sistemas de monitoramento, servindo de suporte para a tomada de decisão das autoridades responsáveis pela gestão de secas e inundações. Acesse a página da Sala de Situação da Agência em: www.ana.gov.br/sala-de-situacao.

A ANA apoiou a implantação de salas de situação em todos os estados, no Distrito Federal e no Departamento Nacional de Obras contra as Secas (DNOCS). Atualmente a instituição acompanha o funcionamento e a melhoria dos produtos gerados por elas. 

As salas de situação estaduais funcionam como centros de gestão de situações críticas, coordenadas pelo órgão gestor de recursos hídricos do estado, sendo que também podem participar representantes do instituto de meteorologia local e da Defesa Civil estadual. As salas buscam identificar ocorrências e subsidiar a tomada de decisão para a adoção antecipada de medidas mitigadoras dos impactos de secas e inundações. 

Próximos Webinars 

Para o restante de julho estão previstos outros três eventos da série Webinar de Capacitação da ANA. São eles: 

  • 16/07 – 17h – Plano Nacional de Recursos Hídricos;
  • 23/07 – 17h – Cooperação federativa na gestão de recursos hídricos;
  • 30/07 – 17h – Cotas de inundação para sistemas de alerta.
 

Os webinars da ANA estão disponíveis no canal da Agência no YouTube (www.youtube.com/playlist?list=PLdDOTUuInCuzz4MwUVxy3dcZkUckrQocb) e no site da ANA (www.ana.gov.br/videos).

Assessoria de Comunicação Social (ASCOM)
Agência Nacional de Águas (ANA)
(61) 2109-5495/5103/5129