Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Sistema de Acompanhamento de Reservatórios será discutido no Webinar de Capacitação desta quinta (20)

Notícias

Sistema de Acompanhamento de Reservatórios será discutido no Webinar de Capacitação desta quinta (20)

por Raylton Alves - ASCOM/ANA publicado: 17/08/2020 13h51 última modificação: 17/08/2020 13h51

O próximo episódio da série Webinar de Capacitação da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) está marcado para a próxima quinta-feira, 20 de agosto, a partir das 17h. Desta vez o Sistema de Acompanhamento de Reservatórios (SAR) será o tema em debate. Para participar gratuitamente do seminário on-line, acesse o evento pelo link https://bit.ly/ANAWEB17 no dia e horário marcados.

Neste episódio os convidados para discutir o tema são o coordenador de Acompanhamento de Reservatórios e Sistemas Hídricos da Agência, Antônio Augusto de Lima, e o analista em Desenvolvimento Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF) Flávio Aragão. A moderação ficará por conta de Diego Pena, especialista em regulação de recursos hídricos e saneamento básico da ANA.

Neste ano a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico lançou uma nova versão do SAR. Além disso, em maio de 2020, passou a disponibilizar novos dados dos reservatórios que abastecem três das principais regiões metropolitanas do Brasil: São Paulo, Brasília e Belo Horizonte.

A ANA criou o Sistema de Acompanhamento de Reservatórios com o intuito de reunir e organizar os dados operativos dos reservatórios do Brasil num só lugar, auxiliando na tomada de decisão na gestão de recursos hídricos e fortalecendo a segurança hídrica do País. Lançado oficialmente em 2014, o SAR permite o acompanhamento da operação dos principais reservatórios do Brasil de forma prática e eficiente a partir da publicação dos dados disponíveis mais recentes e do histórico dos reservatórios.

Atualmente o SAR é a principal fonte de informação sobre as condições de operação de 160 reservatórios das hidrelétricas do Sistema Interligado Nacional (SIN); de mais de 500 açudes Semiárido (Nordeste e Minas Gerais); e dos sistemas de abastecimento de Belo Horizonte, Brasília e São Paulo. No caso das hidrelétricas, é possível consultar diversas informações, como vazão turbinada, volume útil armazenado, vazão liberada, entre outras.

Além de fornecer dados e informações dos reservatórios, o SAR permite a espacialização da informação por meio de arquivos que podem ser baixados e utilizados em ferramentas de geoprocessamento. Acesse o Sistema de Acompanhamento de Reservatórios em www.ana.gov.br/sar.

Todos os webinars realizados pela ANA estão disponíveis no canal da Agência no YouTube (https://bit.ly/3jGDsCp) e no site da ANA (www.ana.gov.br/videos).

Assessoria de Comunicação Social (ASCOM)
Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)
(61) 2109-5495/5103/5129