Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Seminário reúne servidores da ANA, alunos e professores do mestrado em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos

Notícias

Seminário reúne servidores da ANA, alunos e professores do mestrado em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos

por Raylton Alves - ASCOM/ANA publicado: 09/08/2019 14h27 última modificação: 14/08/2019 12h06
Exibir carrossel de imagens Raylton Alves / Banco de Imagens ANA Mesa de abertura do 3º Seminário

Mesa de abertura do 3º Seminário

Mais de 200 alunos e professores do Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua) apresentaram seus trabalhos durante o 3º Seminário Nacional do ProfÁgua, que este ano aconteceu no Auditório da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de 5 a 9 de agosto. Este encontro foi realizado pela Agência Nacional de Águas (ANA) juntamente com a rede de 13 universidades públicas que oferecem o mestrado profissional. 

Fomentado pela Agência Nacional de Águas (ANA) em 2015, o ProfÁgua tem como objetivo oferecer uma formação teórica e prática aos profissionais e pesquisadores da área de recursos hídricos, aprimorando seus conhecimentos para lidar com os desafios mais complexos da gestão e regulação das águas no País. Deste modo, os trabalhos de conclusão devem ter um caráter de conhecimento aplicado, podendo ser no formato de manuais operativos, relatórios técnicos, aplicativos, patentes, artigos, sistemas ou mesmo dissertações. 

Na abertura do encontro, os diretores da ANA Ricardo Andrade e Oscar Cordeiro Netto, que também é professor da Universidade de Brasília (UnB), discursaram para os participantes do mestrado profissional. Em 6 e 7 de agosto, os alunos dos 14 polos que oferecem o ProfÁgua tiveram a oportunidade de apresentar seus projetos de mestrado em sessões de pôsteres divididas em quatro temas: Gestão de Recursos Hídricos e Segurança de Barragens; Planos, Outorga e Cobrança; Conservação, Água Subterrânea e Eventos Críticos; e Monitoramento, Qualidade e Enquadramento. Acesse aqui o livro de resumos dos trabalhos apresentados, lançado durante o evento. 

O 3º Seminário Nacional do ProfÁgua também contou com quatro mesas redondas em sua programação, sendo que as duas primeiras aconteceram em 6 de agosto. Coordenada pelo superintendente de Apoio ao Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, Humberto Gonçalves, a primeira mesa discutiu os desafios e perspectivas para a próxima década para o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH). Conduzido pela coordenadora de Regulação de Serviços Públicos e da Segurança de Barragens da Agência, Fernanda Laus, o outro debate do dia abordou os avanços e desafios na temática de segurança de barragens. 

Em 7 de agosto aconteceram as mesas redondas sobre segurança hídrica e sobre regulação do saneamento e de recursos hídricos em épocas de crise hídrica, conduzidas respectivamente pelo superintendente de Planejamento de Recursos Hídricos, Sérgio Ayrimoraes, e pelo superintendente adjunto de Apoio ao Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos da ANA, Carlos Motta. 

Na última quinta-feira, 8, aconteceram duas sessões de bate-papo entre servidores da ANA e os alunos e professores do ProfÁgua sobre ferramenta para o fortalecimento do SINGREH e regulação de recursos hídricos. Também ocorreu a devolutiva geral dos trabalhos por parte dos coordenadores e professores do mestrado profissional. Nesta sexta-feira, 9 de agosto, ocorreu a reunião de avaliação do ProfÁgua com participação dos alunos e coordenadores do curso. 

Polos do ProÁgua

Capacitação

Segundo a Lei nº 9.984/2000, que criou a ANA, cabe à instituição estimular a pesquisa e a capacitação de recursos humanos para a gestão de recursos hídricos. Por isso, a Agência oferece cursos continuamente para representantes de entidades que integram o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH) e para a sociedade em geral. Desde 2000, a Agência já capacitou mais de 100 mil pessoas. Para saber mais, acesse o Portal Capacitação para a Gestão das Águas. A página oferece cursos gratuitos nas modalidades presencial, semipresencial e ensino a distância (EaD).

Assessoria de Comunicação Social (ASCOM)
Agência Nacional de Águas (ANA)
(61) 2109-5129/5495