Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Selecionados para o programa PRÓ-RECURSOS HÍDRICOS apresentam projetos de pesquisa em seminário

Notícias

Selecionados para o programa PRÓ-RECURSOS HÍDRICOS apresentam projetos de pesquisa em seminário

por Raylton Alves - ASCOM/ANA publicado: 30/04/2018 11h59 última modificação: 11/05/2018 12h01
Edson Morais - CCS/CAPES Abertura do Seminário

Abertura do Seminário

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) sediou, em Brasília, de 26 a 27 de abril, o 1º Seminário de Integração e Acompanhamento dos Projetos do Pró-Recursos Hídricos. Durante o evento, os coordenadores dos 12 projetos de pesquisa em rede sobre regulação e gestão de recursos hídricos selecionados para participar do Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica (PRÓ-RECURSOS HÍDRICOS) apresentaram as atividades previstas em seus trabalhos para os próximos quatro anos. 

O Programa é realizado pela Agência Nacional de Águas (ANA) em parceria com a CAPES com o objetivo de estimular o desenvolvimento de pesquisas científicas conjuntas e a formação de recursos humanos pós-graduados nas áreas de regulação e gestão de recursos hídricos. Assim, a iniciativa busca consolidar o conhecimento brasileiro contemporâneo na área. 

Realizados por 29 instituições, os 12 projetos de pesquisa em rede receberão cerca de R$ 10,5 milhões da ANA para cobrir despesas com 134 bolsas, sendo 86 de mestrado, 36 de doutorado e 12 de pós-doutorado, além de gastos com custeio e investimentos necessários às pesquisas. Cada projeto envolve pelo menos três universidades. Os valores também poderão ser utilizados com despesas de custeio e capital. No total cada projeto pode receber até R$ 963 mil. As bolsas serão pagas diretamente pela CAPES aos bolsistas. 

Os projetos aprovados no Edital do Programa terão 48 meses para concluir o trabalho, sendo que cada um deles poderá ter até cinco bolsas para mestrado, três para doutorado e três para pós-doutorado no Brasil. O acompanhamento dos projetos envolverá servidores de diferentes áreas da ANA. 

Dentre os projetos estão a rede de pesquisas no Rio Teles Pires: disponibilidade hídrica e sedimentos em cenários ambientais; integração de modelos econômicos para apoio à decisão em políticas de alocação de águas; e monitoramento e controle de florações de cianobactérias em sistemas aquáticos tropicais. Acesse aqui a lista dos 12 projetos selecionados

O PRÓ-RECURSOS HÍDRICOS tem oito temas prioritários a serem pesquisados pelos bolsistas. São eles: 

  • governança e participação social na gestão de recursos hídricos;
  • instrumentos e ferramentas de gestão de recursos hídricos;
  • instrumentos, metodologias e tecnologias para alocação de água;
  • modelagem e arranjos institucionais para gestão de recursos hídricos;
  • monitoramento, controle e fiscalização de usos da água;
  • recursos hídricos e florestas; e
  • regulação de recursos hídricos;
  • segurança de barragens.