Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 e Agenda 2030 são tema do Webinar de Capacitação da ANA nesta quinta (24)

Notícias

Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 e Agenda 2030 são tema do Webinar de Capacitação da ANA nesta quinta (24)

por Raylton Alves - ASCOM/ANA publicado: 21/09/2020 20h59 última modificação: 21/09/2020 20h59

Marcado para esta quinta-feira, 24 de setembro, a partir das 17h, o próximo Webinar de Capacitação da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) abordará o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 (ODS 6) e a Agenda 2030. Para participar gratuitamente do seminário on-line, acesse o link https://bit.ly/ANAWEB22 no dia e horário marcados.

Para este episódio da série Webinars de Capacitação da ANA, a instituição convidou a coordenadora do projeto dos Indicadores ODS da Agenda 2030 na presidência do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Denise Kronemberger, e o coordenador do Conjuntura e Gestão da Informação da Agência, Marcus Fuckner. A moderação ficará por conta da especialista em regulação de recursos hídricos e saneamento básico da ANA Fernanda Abreu.

Todos os webinars realizados pela ANA estão disponíveis no canal da Agência no YouTube (https://bit.ly/3jGDsCp) e no site da instituição (www.ana.gov.br/videos).

Agenda 2030

A Agenda 2030 é um plano de ação que indica 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas para erradicar a pobreza e promover vida digna para todos do planeta. Os objetivos e metas são propostos para que todos os países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU) os adotem de acordo com suas próprias prioridades e atuem no sentido de uma parceria global para melhorar a vida das pessoas agora e no futuro.

ODS 6 

O ODS 6, Água Potável e Saneamento, busca assegurar a disponibilidade e a gestão sustentável da água e saneamento para todos os países-membros da ONU até 2030. A meta 6.1 estabelece o prazo até 2030 para que os países alcancem o acesso universal e equitativo a água potável e segura para todas as pessoas. Já a meta 6.2 é alcançar o acesso a saneamento e higiene adequados e equitativo para todos.

A meta 6.3 do ODS 6 é de melhorar a qualidade da água por meio da queda da poluição e o estímulo à reutilização do recurso. A meta 6.4 prevê aumentar a eficiência do uso da água em todos os setores e reduzir o número de pessoas que sofrem com a escassez hídrica. Segundo a meta 6.5, os países deverão implementar a gestão integrada de recursos hídricos, inclusive via cooperação transfronteiriça no caso de águas internacionais. Já a meta 6.6 é de proteger e restaurar ecossistemas relacionados à água, como: rios, aquíferos e zonas úmidas.

Assessoria de Comunicação Social (ASCOM)
Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)
(61) 2109-5495/5103/5129