Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Missão da ANA vai a Israel para discutir gestão da água e inovação

Notícias

Missão da ANA vai a Israel para discutir gestão da água e inovação

por Raylton Alves - ASCOM/ANA publicado: 19/11/2019 15h34 última modificação: 19/11/2019 15h34

Raylton Alves com colaboração de Gabriel Albuquerque

De 17 a 20 de novembro, a diretora-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Christianne Dias, está em Israel para discutir gestão de recursos hídricos, águas residuárias, meio ambiente e inovação com autoridades israelenses. Outro tema da missão da ANA é o memorando de entendimento atualmente em negociação pelos dois países, que será assinado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e pelo Ministério de Energia de Israel. O país do Oriente Médio possui experiência em gestão, conservação, tratamento, dessalinização e reúso de água; além do gerenciamento de esgotos. 

A diretora-presidente da ANA iniciou a missão técnica, no dia 17, com visitas à estação de tratamento de águas residuárias de Shafdam, que é a maior de Israel, com capacidade para tratar 360 mil metros cúbicos por dia. Dias e a assessora Internacional da Agência, Gisela Forattini, também conheceram empresas de inovação que detectam vazamentos de água por meio de imagens de satélite e que produzem energia a partir de geradores instalados dentro dos encanamentos de água das cidades israelenses e monitoram estas redes. 

Em 18 de novembro, a missão da ANA esteve na Planta de Dessalinização de Hadera, que utiliza osmose reversa para dessalinizar até 525 mil metros cúbicos de água por dia para mais de 1 milhão de israelenses. Ainda na segunda-feira, a agenda contou com uma reunião com o ministro da Agricultura de Israel, Uri Ariel. 

Nesta terça-feira, 19 de novembro, em Tel Aviv, a diretora-presidente participa do evento Water Technology and Environment Control (WATEC 2019), com foco em tecnologia, cujo tema deste ano é Gestão da Água e Inovação. Durante o WATEC, serão discutidos assuntos, como: gerenciamento de água, inovação e reúso de águas residuárias, o futuro da água, impacto social, inovação na água potável, mulheres e indústria da água, além de segurança da água. 

Ainda no dia 19, as servidoras da ANA se reúnem na Autoridade Governamental para Água e Esgoto de Israel – instituição responsável pela gestão, operação, desenvolvimento e regulamentação do setor de água no país – para discutir temas de interesse em comum entre as duas instituições. A missão da ANA encerra suas atividades em Israel no dia 20 com reuniões com autoridades e visita ao Knesset, o parlamento israelense, em Jerusalém.

Assessoria de Comunicação Social (ASCOM)
Agência Nacional de Águas (ANA)
(61) 2109-5129/5495