Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrições para Debates em Recursos Hídricos sobre ODS 5 e ODS 6 vão até 4 de março

Notícias

Inscrições para Debates em Recursos Hídricos sobre ODS 5 e ODS 6 vão até 4 de março

por ASCOM/ANA publicado: 02/03/2020 14h29 última modificação: 04/03/2020 16h32

Estagiária Natália Batista sob supervisão de Raylton Alves

Em 5 de março, próxima quinta-feira, das 9h às 12h, a Agência Nacional de Águas (ANA) realiza o evento ‘’Debates em Recursos Hídricos’’ sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de nº 5 e nº 6. A diretora-presidente da ANA, Christianne Dias, fará a abertura do encontro na Sala de Capacitação da SAS, na sede da Agência, em Brasília. O encontro é aberto ao público e as inscrições podem ser feitas gratuitamente via internet até 4 de março. 

O evento tem o objetivo de promover a discussão entre os entes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH) para a incorporação de perspectiva de gênero nas políticas governamentais de recursos hídricos e saneamento. Servidores da ANA e representantes de comitês de bacia, órgãos gestores de recursos hídricos, universidades, agências reguladoras, conselho nacional e conselhos estaduais de recursos hídricos são os públicos-alvo deste debate. 

O encontro também contará com a presença do superintendente de Planejamento de Recursos Hídricos da ANA, Sérgio Ayrimoraes, e da servidora do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) Carolina Tokarski. Sérgio e Carolina falarão respectivamente sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nº 6 e nº 5. O ODS 6 aborda a água potável e o saneamento e tem o objetivo de assegurar a disponibilidade e a gestão sustentável da água e saneamento para todos. Já o ODS 5 lida com a igualdade de gênero e traz como objetivo o empoderamento de todas as mulheres e meninas para que haja efetivamente igualdade de gênero. 

Confira aqui a programação preliminar e o currículo resumido dos palestrantes. 

Em março de 2019, a Agência Nacional de Águas lançou o relatório ODS 6 no Brasil - Visão da ANA sobre os indicadores. Este levantamento monitora o nível de cumprimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº 6 no Brasil. A meta 6.1 do ODS 6 estabelece que até 2030 os países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU) deverão alcançar o acesso universal e equitativo a água potável e segura para todas as pessoas. Já a meta 6.2 é alcançar o acesso a saneamento e higiene adequados e equitativo para todos. A meta 6.3 busca melhorar a qualidade da água, reduzindo a poluição.

Assessoria de Comunicação Social (ASCOM)
Agência Nacional de Águas (ANA)
(61) 2109-5129/5495