Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrições para Curso de Hidrossedimentologia seguem até 21 de maio

Notícias

Inscrições para Curso de Hidrossedimentologia seguem até 21 de maio

por Raylton Alves - ASCOM/ANA publicado: 16/05/2019 13h06 última modificação: 23/05/2019 19h50

Agência Nacional de Águas (ANA), a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) realizam o Curso de Hidrossedimentologia, que está com inscrições prorrogadas até 21 de maio. Os interessados em participar podem se inscrever via formulário eletrônico. A capacitação gratuita acontecerá de 10 a 14 de junho na sede da ANA, em Brasília, e é voltada para profissionais brasileiros e dos países membros da OTCA que atuam na área de recursos hídricos, especialmente os que trabalham com a rede sedimentométrica, que mede a quantidade de sedimentos na água em rios e reservatórios. 

O Curso de Hidrossedimentologia terá carga de 40 horas, entre aulas teóricas e práticas. Em 12 de junho, os instrutores e participantes irão à estação hidrométrica do rio São Bartolomeu (DF) para realizar medição de descarga líquida, amostragem de sedimentos em suspensão pelo método de Igual Incremento de Largura (IIL) e amostragem de sedimentos em suspensão pelo método de Igual Incremento de Descarga (IID). 

Durante o curso também serão abordados os seguintes conteúdos: noções de hidrossedimentologia, sedimentometria e sua aplicação, estudos em bacias hidrográficas, medida do assoreamento de reservatórios existentes, avaliação do assoreamento de um reservatório a ser formado, controle de sedimentos, abordagem no estudo de efeitos sedimentológicos no canal a jusante de barragem. 

As aulas teóricas ainda abordarão métodos geofísicos empregados na investigação de reservatórios, cálculo de descarga líquida e da descarga sólida com o uso de programas computacionais, avaliação do assoreamento de reservatórios com o uso de programas computacionais e uso de modelos computacionais para avaliação de efeitos sedimentológicos em reservatórios e a jusante da barragem. 

A capacitação terá cinco instrutores, sendo um deles o especialista em recursos hídricos e coordenador de Dados e Informações Hidrometeorológicos da ANA, Walszon Lopes. Também ministrarão atividades: o consultor em recursos hídricos e sedimentologia e doutor Honoris Causa pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Newton Carvalho; o consultor e doutor em Recursos Hídricos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Maximiliano Strasser; o pesquisador do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo e doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP), Luiz Antônio de Souza; e o professor da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) e doutor em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Álvaro Back. 

A OTCA 

A Organização do Tratado de Cooperação Amazônica é uma entidade intergovernamental que conta com representantes de oito países membros com territórios na Amazônia: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela. Em sua atuação, a OTCA incentiva o desenvolvimento sustentável e a inclusão social da região.

Assessoria de Comunicação Social (ASCOM)
Agência Nacional de Águas (ANA)
(61) 2109-5129/5495