Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Especialistas discutem novas tecnologias de tratamento de efluentes na ANA

Notícias

Especialistas discutem novas tecnologias de tratamento de efluentes na ANA

por ASCOM/ANA publicado: 05/03/2020 16h33 última modificação: 05/03/2020 16h33
Exibir carrossel de imagens Gabriel Albuquerque / Banco de Imagens ANA Diretor Oscar Cordeiro Netto discursa na abertura do evento

Diretor Oscar Cordeiro Netto discursa na abertura do evento

Estagiária Natália Batista sob supervisão de Raylton Alves

Nesta quinta-feira, 5 de março, está acontecendo o Seminário Novas Tecnologias de Tratamento de Efluentes, na sede da Agência Nacional de Águas (ANA), em Brasília. O evento tem o objetivo de proporcionar uma visão geral dos fundamentos teóricos e práticos dos processos de tratamento de efluentes com foco especialmente nas novas tecnologias usadas na gestão de recursos hídricos. Servidores de órgãos gestores de recursos hídricos, profissionais que atuam em companhias de saneamento e demais interessados no tema são os públicos-alvo do Seminário. 

A abertura do evento aconteceu às 9h e teve a participação do diretor da ANA, Oscar Cordeiro Netto. Em seguida, o especialista da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Marcos Von Sperling falou sobre Sistemas de Tratamento de Efluentes. No fim da manhã, o especialista Rubens Francisco Júnior abordou o tema do tratamento de efluentes domésticos e industriais. 

No início da tarde, o especialista Luís Magalhães falou sobre Bioestimulação de Microrganismos em Tratamento de Efluentes. Na sequência, Renata Rosseto, da Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento (SANASA) realiza apresentação sobre o desempenho operacional dos Sistemas de Membranas de Micro e Ultra-filtração (MBR) e Reator de Biofilme de Leito Móvel (MBBR) para tratamento de esgotos em Campinas (SP). 

Às 17h, os especialistas da DuPont, Daniel Toniolo e Fábio de Carvalho, falarão respectivamente sobre tratamento de efluentes com Reator de Biofilme por Membrana Aerada (MABR) como sendo uma tecnologia do futuro e Ultrafiltração para Tratamento de Água e Reúso. Confira aqui a programação e o currículo dos palestrantes.

Assessoria de Comunicação Social (ASCOM)
Agência Nacional de Águas (ANA)
(61) 2109-5129/5495