Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Especialistas brasileiros se capacitam em medição de vazão com método acústico Doppler

Notícias

Especialistas brasileiros se capacitam em medição de vazão com método acústico Doppler

por Raylton Alves - ASCOM/ANA publicado: 19/06/2018 10h35 última modificação: 19/06/2018 10h54
Exibir carrossel de imagens Instrutores Jeffery East e David Mueller, do USGS, fazem apresentação para especialistas brasileiros na abertura do curso.

Instrutores Jeffery East e David Mueller, do USGS, fazem apresentação para especialistas brasileiros na abertura do curso.

De 18 a 22 de junho acontece a Capacitação para a Rede Hidrometeorológica Nacional: Medição de Vazão Utilizando ADCP. O evento é realizado na Sala de Capacitação do SINGREH, na sede da Agência Nacional de Águas (ANA), em Brasília. O objetivo do curso é permitir que representantes do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS na sigla em inglês) transfiram conhecimentos sobre hidrometria a profissionais responsáveis pela implementação e manutenção da Rede Hidrometeorológica Nacional de Referência (RHNR) com utilização do método acústico Doppler. 

Durante a programação do evento os instrutores Jeffery East e David Mueller abordarão aspectos como descrição dos equipamentos ADCP e seus usos em medição de vazão. Os especialistas do USGS também apresentarão diferentes procedimentos para coleta de dados e o uso de GPS juntamente com os equipamentos ADCP. 

O curso também terá um dia de trabalho de campo, em 21 de junho, para que os participantes utilizem os aparelhos de medição na prática. No último dia da Capacitação para a Rede Hidrometeorológica Nacional: Medição de Vazão Utilizando ADCP, os técnicos terão a oportunidade de analisar os dados medidos e aprender procedimentos para este tipo de análise. 

Além de especialistas da ANA, participam do curso cerca de 20 representantes de outros órgãos, como: Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (IMASUL) e Instituto das Águas do Paraná (ÁGUAS PARANÁ). 

Acordo com o USGS 

Este curso faz parte da contratação do USGS para capacitação técnica de profissionais brasileiros que atuem no planejamento e operação da Rede Hidrometeorológica Nacional, conforme o Memorando de Entendimento BR-20.0000 vigente até 2025. Esta cooperação – assinada pela ANA, CPRM e USGS – prevê intercâmbios de informação técnica, treinamentos e pesquisas. Além da área de recursos hídricos, a parceria engloba outros temas, como: variabilidade climática e mudanças no uso da terra; ecossistemas; e perigos naturais, avaliações de riscos e resiliência. 

Rede Hidrometeorológica Nacional 

A Rede Hidrometeorológica Nacional (RHN) da Agência possui mais de 4,5 mil estações de monitoramento, de diferentes tipos, em todo o País. Há estações fluviométricas (para nível e vazão de rios), pluviométricas (chuvas), sedimentométricas (sedimentos), de qualidade da água, entre outras. Para acessar dados telemétricos da Rede, acesse: www.ana.gov.br/telemetria

Assista à animação sobre a RHN para entender como é realizado o monitoramento das águas do Brasil.

registrado em: , ,