Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Diretores participam de reunião na CNI sobre segurança hídrica

Notícias

Diretores participam de reunião na CNI sobre segurança hídrica

por ASCOM/ANA publicado: 05/07/2018 17h41 última modificação: 26/09/2018 10h45
Exibir carrossel de imagens Diretora-presidente da ANA e diretor da Área de Regulação (à esq.) participam da reunião

Diretora-presidente da ANA e diretor da Área de Regulação (à esq.) participam da reunião

A ANA, representada pela diretora-presidente Christianne Dias Ferreira e pelo diretor Oscar Cordeiro,  participou  nesta manhã da 105ª Reunião do Conselho Temático de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Coemas) da Confederação Nacional de Indústria (CNI).

O objetivo da reunião foi debater os desafios para a segurança hídrica no País, tema apresentado pelo diretor da área de regulação, Oscar Cordeiro; a questão do saneamento e a aplicação industrial de soluções baseadas na natureza para a gestão da água, assunto apresentado pelo Oficial de Meio Ambiente da Unesco, Massimilliano Lobado; além da conversão de multas ambientais do Ibama, apresentado pela Chefe da Divisão de Captação de Recursos e Projetos Especiais daquele Instituto, Ana Beatriz de Oliveira. Assuntos relacionados à biodiversidade, economia circular, licenciamento ambiental, mudanças climáticas também fizeram parte da programação.

Christianne Dias discorreu sobre a importância do diálogo entre a ANA e o setor industrial para o enfrentamento do descompasso que existe entre oferta e demanda dos recursos hídricos; para o entendimento das peculiaridades do setor; para o desenvolvimento da infraestrutura hídrica e promoção do saneamento do País. Segundo Christianne, é preciso estabelecer um laço de interação com o setor industrial com objetivo de promover a alocação eficaz da água. A ANA poderá vir a assumir a competência de regulação do setor de saneamento e novas diretrizes para o setor serão necessárias.

A ANA tem acordo de cooperação técnica com a CNI e o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços para promover a cooperação mútua na implementação de ações voltadas ao aumento da eficiência uso da água pelo setor industrial e ao aprimoramento do gerenciamento de recursos hídricos. 

Fazem parte do Coemas as federações das indústrias estaduais, Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM), a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA), a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (ABIENEE), a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT).​

registrado em: ,