Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Diretor da ANA é o novo presidente do GT do Prata, na UNESCO

Notícias

Diretor da ANA é o novo presidente do GT do Prata, na UNESCO

publicado: 27/11/2019 18h13 última modificação: 05/12/2019 16h13

O diretor da Agência Nacional de Águas (ANA) Oscar Cordeiro Netto foi escolhido para presidir o Grupo de Trabalho (GT) da Bacia do Prata, do Programa Hidrológico Internacional da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura para América Latina e o Caribe (PHI-LAC). A escolha foi feita durante a reunião do GT realizada em 25 de novembro, durante o XXIII Simpósio da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro), em Foz do Iguaçu (PR).

Oscar Cordeiro foi nomeado presidente do GT em condição pró-tempore, com mandato que pode durar até dois anos. Sua indicação ao cargo foi realizada entre os integrantes do GT, composto por representantes da Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai.

O GT tem vinculação, também, com a Comissão Brasileira para Programas Hidrológicos Internacionais (COBRAPHI), que tem por finalidade planejar, coordenar e supervisionar as atividades relacionadas a programas hidrológicos internacionais, notadamente o programa Hidrológico Internacional das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), o Programa Hidrológico Operacional (PHO) e o Programa HOMS da Organização Meteorológica Mundial (OMM).

O GT vai trabalhar na proposição de temas de interesse para uma plataforma de informações sobre água no âmbito da Bacia do Prata, bem como na atualização de informações sobre governança das águas nos cinco países.

A COBRAPHI

A Comissão Brasileira, que era vinculada ao Ministério do Meio Ambiente (MMA), encontra-se em fase de reestruturação pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), uma vez que a agenda de recursos hídricos e a própria ANA estão agora vinculadas a essa pasta.

Assessoria de Comunicação Social (ASCOM)
Agência Nacional de Águas (ANA)
(61) 2109-5129/5495