Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Desafios da ANA incluem mitigação e prevenção de conflitos por água, afirma diretora-presidente

Notícias

Desafios da ANA incluem mitigação e prevenção de conflitos por água, afirma diretora-presidente

Reunião do Conselho Superior do Agronegócio (COSAG), na FIESP, contou com participação de Christianne Dias e dos ex-ministros da Agricultura Alysson Paulinelli e Roberto Rodrigues
publicado: 04/02/2020 13h44 última modificação: 04/02/2020 14h02
Exibir carrossel de imagens Divulgação FIESP Cristianne (na mesa) participa das discussões na FIESP sobre uso da água

Cristianne (na mesa) participa das discussões na FIESP sobre uso da água

A diretora-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Christianne Dias, participou nesta segunda-feira, 3 de fevereiro, de reunião do Conselho Superior do Agronegócio (COSAG), na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), com o tema “Irrigação”. No encontro, Christianne destacou o papel da ANA na garantia do uso múltiplo das águas, em especial, na mitigação e prevenção de conflitos pelo uso do recurso nos períodos de escassez hídrica. Como exemplos dessa atuação, a diretora-presidente mencionou as ações na bacia hidrográfica do rio São Marcos (GO/MG) e na Região Hidrográfica do Paraguai, onde fica o Pantanal.

Christianne também relembrou aos conselheiros e participantes da reunião sobre a necessidade de fortalecer as parcerias para a implementação do Plano Nacional de Segurança Hídrica (PNSH) e dos instrumentos da Política Nacional de Recursos Hídricos. “Estamos construindo pontes entre os diversos agentes participantes desse debate, realizando oficinas, consultas e reuniões com quem vai construir e implementar essas ferramentas”, disse Christianne.

Na mesma reunião, o ex-ministro da Agricultura Alysson Paulinelli mencionou a importância da irrigação para que o Brasil possa produzir o que ele chamou de "terceira safra". Isso se dará por meio da ampliação da área irrigada. Ao final do evento, o ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues propôs a criação de um grupo com representantes do setor de irrigação e a ANA para aprofundar as discussões sobre o tema do uso da água.

“Participar de encontros como este, ao lado de grandes nomes do setor, como Paulinelli e Rodrigues, é uma honra. Poder travar um diálogo aberto com os setores usuários, como a indústria, é o que nos fará pensar em formas de construirmos o desenvolvimento do Brasil por meio das águas”, afirmou a diretora-presidente.

Assessoria de Comunicação Social (ASCOM)
Agência Nacional de Águas (ANA)
(61) 2109-5129/5495