Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Autoridades em água compartilham histórias sobre a atuação da ANA nos últimos 20 anos e apontam caminhos para o futuro

Notícias

Autoridades em água compartilham histórias sobre a atuação da ANA nos últimos 20 anos e apontam caminhos para o futuro

Entrevistados são referências nos setores de recursos hídricos, saneamento, meio ambiente e elétrico no Brasil e no exterior.
por Raylton Alves - ASCOM/ANA publicado: 16/07/2020 14h02 última modificação: 16/07/2020 16h04

Em seus primeiros 20 anos de existência, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) passou por uma série de mudanças de dentro para fora e no sentido inverso. Nessas duas décadas, a instituição recebeu atribuições em segurança de barragens e saneamento, por exemplo. E para compartilhar e eternizar momentos marcantes de sua atuação, a Agência produziu um vídeo memória com mais de 20 horas de entrevistas com pessoas que contribuíram para a gestão das águas do Brasil, como: diretores atuais e do passado, ex-ministros, ex-superintendentes, ex-procurador e servidores da instituição. Além de olharem para trás, os convidados apontam caminhos para o futuro da atuação da agência reguladora.

Para assistir ao vídeo memória, basta entrar no YouTube da ANA em 17 de julho, próxima  sexta-feira, às 17h, ou clicar agora mesmo no link e acionar o sino de notificação da plataforma. Assim você será lembrado no dia do lançamento, data em que a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico completa seu aniversário de 20 anos.

Dentre os entrevistados estão os membros da atual Diretoria Colegiada da ANA, formada pela diretora-presidente, Christianne Dias, e pelos diretores Ricardo Andrade, Marcelo Cruz e Oscar Cordeiro Netto. Personalidades importantes para o setor de recursos hídricos também participam, como todos os ex-diretores-presidentes da Agência: Jerson Kelman, José Machado e Vicente Andreu. Kelman também presidiu a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP).

Ministro do Meio Ambiente quando a ANA foi criada e atual secretário do Meio Ambiente do Distrito Federal, Sarney Filho conta histórias sobre a criação da agência reguladora. Outro ex-ministro presente no vídeo é Francisco Teixeira, que dirigiu a então pasta da Integração Nacional e hoje é secretário de Recursos Hídricos do Ceará.

Os ex-diretores Marcos Freitas, Benedito Braga, Bruno Pagnoccheschi, Paulo Varella, Gisela Forattini e Ney Maranhão também contam histórias que marcaram suas gestões à frente da ANA. Braga, por exemplo, é o atual presidente da SABESP, presidente honorário do Conselho Mundial da Água e ex-secretário de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo. Já Forattini presidiu a Parceria Global pela Água (GWP na sigla em inglês), é servidora do quadro da Agência e atualmente ocupa o cargo de assessora Internacional.

Tanto o superintendente de Regulação da ANA, Rodrigo Flecha, quanto o superintendente adjunto de Gestão da Rede Hidrometeorológica, Eurides de Oliveira, apresentam a visão de quem vivencia o dia a dia da instituição há anos. Também compartilham histórias sobre o órgão que cuida das águas do Brasil: o ex-superintendente Valdemar Santos; o primeiro procurador da Agência, Rodrigo Mello; e a coordenadora de Estudos Hidrológicos e servidora, Mariane Ravanello.

ANA 20 anos

Além do vídeo memória, outras ações foram programas para a celebração das duas décadas de Agência. Foi realizada no início de março uma exposição memorial contendo uma variedade de itens do acervo institucional, como: documentos, prêmios, publicações, fotos. Além disso, uma linha do tempo histórica foi construída e apresentada no hotsite Memória ANA, que traz depoimentos, fotos e vídeos daqueles que construíram e constroem a trajetória da Agência.

Assessoria de Comunicação Social (ASCOM)
Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)
(61) 2109-5495/5103/5129