Você está aqui: Página Inicial > Notícias > ANA seleciona três consultores para produção de material didático e realização de curso sobre segurança de barragens

Notícias

ANA seleciona três consultores para produção de material didático e realização de curso sobre segurança de barragens

por Raylton Alves - ASCOM/ANA publicado: 18/04/2020 11h48 última modificação: 07/05/2020 17h03
Raylton Alves / Banco de Imagens ANA Barragem do Açude Armando Ribeiro Gonçalves (RN)

Barragem do Açude Armando Ribeiro Gonçalves (RN)

Até 27 de abril a Agência Nacional de Águas (ANA) receberá currículos para seleção de três consultores especializados em recursos hídricos. Os profissionais deverão produzir material didático e realizar turmas do curso sobre Inspeção em Segurança de Barragens de Uso Múltiplo. Os currículos devem ser enviados via Protocolo Eletrônico da ANA (http://eprotocolo.ana.gov.br/default.html) na opção Protocolar Documento. No campo Assunto é preciso selecionar a opção EDITAL 03/2020/PROJETO/914BRZ2022/UNESCO e no campo Tipo de Documento o candidato deve clicar em Curriculum Vitae

Segundo o Edital nº 3/2020, os consultores devem ter nível superior em Engenharia ou áreas afins com experiência profissional comprovada de pelo menos dez anos em segurança de barragens e, no mínimo, cinco anos em projetos de formação e capacitação na área de inspeção em segurança de barragens. Também é desejável que o candidato possua pós-graduação em área relacionada a segurança de barragens e experiência comprovada em produção de material didático ou conteúdos para ensino a distância sobre inspeção em segurança de barragens. 

Os profissionais selecionados deverão produzir um plano de curso, materiais didáticos e cronograma para o curso Inspeção em Segurança de Barragens de Uso Múltiplo, que deverá ter carga de 40 horas e ser formulado com base no material fornecido pela ANA. Outro produto a ser entregue é um documento técnico contendo a sistematização, avaliação e análise de resultados de dois cursos de capacitação sobre o tema com informações qualitativas e quantitativas. Além disso, os contratados deverão produzir conteúdo educativo com duração de até uma hora no formato de videoaulas, que serão gravadas em estúdio em São Paulo. 

Cada um dos três consultores ficará responsável por um dos seguintes eixos temáticos: conceitos básicos e aspectos legais sobre barramentos e acidentes com barragens; anomalias e instrumentação de auscultação em barragens de terra, enrocamento e concreto; e fiscalização, inspeções visuais e elaboração de relatórios de inspeção regular. 

Nos 180 dias de duração do contrato, os consultores terão algumas reuniões em Brasília e por videoconferência, sendo que o Projeto 914BRZ2022 arcará com os custos de diárias e passagens. Os selecionados também deverão ter disponibilidade para viajar no período do contrato para os locais de realização dos cursos, a serem definidos junto com a equipe da ANA, sendo que as diárias e passagens também serão custeadas pelo Projeto. 

Em atendimento ao Decreto nº 5.151/2004, esta contratação acontecerá mediante processo seletivo simplificado. Com isso, no âmbito dos projetos de cooperação técnica internacional, é vedada a contratação de servidores ativos da Administração Pública Federal, Estadual, do Distrito Federal ou Municipal, direta ou indireta, bem como de empregados de suas subsidiárias e controladas.  

A exceção é para professores universitários que, na forma da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), estejam submetidos a regime de trabalho que permita o exercício de outra atividade, desde que haja declaração do chefe imediato e do dirigente máximo do órgão de origem sobre a inexistência de incompatibilidade de horários e de atividades do profissional.  

Outra seleção aberta 

Está aberto o processo seletivo para uma vaga de consultoria técnica especializada na área de gestão de processos, planos, programas ou projetos para o aperfeiçoamento dos processos relacionados ao Programa de Consolidação do Pacto Nacional pela Gestão das Águas (PROGESTÃO). Esta iniciativa da ANA busca fortalecer institucional e operacionalmente a gestão de recursos hídricos em âmbito estadual. 

Os interessados em concorrer devem enviar currículo até 24 de abril pelo site http://eprotocolo.ana.gov.br/default.html, selecionando a opção EDITAL 02/2020/PROJETO 914BRZ2022/UNESCO no campo Assunto e o item Curriculum Vitae no campo Tipo de Documento. Saiba mais em: https://www.ana.gov.br/noticias/agencia-seleciona-consultor-para-propor-melhoria-nos-processos-do-progestao.

Assessoria de Comunicação Social (ASCOM)
Agência Nacional de Águas (ANA)
(61) 2109-5129/5495/5103