Você está aqui: Página Inicial > Notícias > ANA realiza curso internacional sobre vazões ambientais

Notícias

ANA realiza curso internacional sobre vazões ambientais

por Raylton Alves - ASCOM/ANA publicado: 26/09/2019 19h05 última modificação: 26/09/2019 19h05
Exibir carrossel de imagens Jorge Thierry Calasans / Banco de Imagens ANA

Raylton Alves com colaboração de Natália Batista

Em sua sede, em Brasília, a Agência Nacional de Águas (ANA) realizou o Curso Vazões Ambientais de 24 a 26 de setembro. O objetivo do treinamento foi capacitar os participantes a respeito de conceitos sobre vazões ambientais. O evento aconteceu em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO); a Agência Brasileira de Cooperação (ABC); e o Ministério das Relações Exteriores (MRE). 

O curso foi destinado a cerca de 30 técnicos e profissionais de órgãos gestores de recursos hídricos e de meio ambiente do Brasil, países da América Latina, Caribe e países de língua portuguesa responsáveis pela implementação das políticas públicas de recursos hídricos e dos instrumentos de gestão. Pelo caráter internacional do treinamento, houve tradução simultânea em espanhol e inglês para as apresentações realizadas em português. 

A capacitação teve uma carga de 24 horas de aula e abordou questões teóricas e estudos de caso sobre a gestão de recursos hídricos. Durante o curso, também foram apresentados os seguintes temas: bases conceituais sobre vazões ambientais, o regime hidrológico natural, metodologias e ferramentas para vazões ambientais, impactos ecológicos das alterações do regime hidrológico natural, vazões ambientais na gestão de recursos hídricos, instrumentos econômicos e de gestão, dentre outros. 

Walter Collischonn, professor de Hidrologia nos cursos de Engenharia Ambiental e Engenharia Hídrica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), coordenou o curso e foi um dos instrutores. Os demais palestrantes foram Christopher Souza, professor associado da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) com experiência na área de recursos hídricos e saneamento ambiental, e Sidnei Agra, que possui mestrado em Engenharia de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental.

Assessoria de Comunicação Social (ASCOM)
Agência Nacional de Águas (ANA)
(61) 2109-5129/5495