Você está aqui: Página Inicial > Notícias > ANA oferece curso sobre consolidação de dados fluviométricos para agentes do setor elétrico

Notícias

ANA oferece curso sobre consolidação de dados fluviométricos para agentes do setor elétrico

por ASCOM/ANA publicado: 02/04/2019 18h42 última modificação: 03/04/2019 14h53
Andréa Trindade / Banco de Imagens ANA Coordenador de Dados e Informações Hidrometeorológicas da ANA (em pé) faz apresentação no curso

Coordenador de Dados e Informações Hidrometeorológicas da ANA (em pé) faz apresentação no curso

​Começou nesta terça-feira, 2 de abril, o curso Consistência de Dados Fluviométricos ministrado pela Agência Nacional de Águas (ANA) para 65 técnicos de 32 empresas que realizam a operação da Rede Hidrométrica do Setor Elétrico. O curso, que seguirá até quinta-feira, 4 de abril, será transmitido via internet para aproximadamente 700 técnicos que hoje possuem cadastro na ANA.

A iniciativa acontece em atendimento à Resolução Conjunta ANA/ANEEL nº03/2010, que estabelece as condições e os procedimentos a serem observados pelos concessionários e autorizados de geração de energia hidrelétrica para a instalação, operação e manutenção de estações hidrométricas, que medem o nível e a vazão dos pontos de monitoramento, por exemplo.

De acordo com a Resolução Conjunta, a ANA assumiu a função de orientar os agentes do setor elétrico sobre os procedimentos de coleta, tratamento e armazenamento dos dados hidrométricos que são objeto do normativo.  A forma de envio dessas informações pelos agentes do setor elétrico em formato compatível com o Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos (SNIRH) também é pauta do curso.

As obrigações da Resolução Conjunta se aplicam atualmente a 643 empresas e 909 usinas hidrelétricas. Com as medidas propostas pelo instrumento legal, as atuais 3.578 estações de monitoramento implantadas por estas usinas transmitem dados de chuva, nível do rio e vazão em tempo real. Também realizam medições trimestrais de vazão, sedimentos e qualidade da água, tudo em consonância com as orientações da ANA e com base no padrão informacional adotado pela Agência.

Para acompanhar o curso em tempo real, clique aqui!

Confira aqui a programação completa do evento.

Assessoria de Comunicação Social (ASCOM)
Agência Nacional de Águas (ANA)
(61) 2109-5129/5495