Você está aqui: Página Inicial > Notícias > ANA lança novo portal de informações sobre águas do Brasil durante webinar nesta terça (12)

Notícias

ANA lança novo portal de informações sobre águas do Brasil durante webinar nesta terça (12)

por Raylton Alves - ASCOM/ANA publicado: 11/05/2020 18h15 última modificação: 13/05/2020 01h36

O novo portal do Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos (SNIRH) será lançado nesta terça-feira, 12 de maio, durante o webinar Como Encontrar as Informações que Você Precisa em um Mundo Digital: Tema Água. No evento também acontecerá o lançamento do encarte do relatório Conjuntura dos Recursos Hídricos no Brasil sobre Sistema de Informações. Promovido pela Agência Nacional de Águas (ANA), o seminário on-line gratuito acontecerá das 17h às 19h e pode ser acessado por link no aplicativo Microsoft Teams

Em uma abordagem inovadora, a nova página inicial do SNIRH (www.snirh.gov.br) busca facilitar o acesso dos usuários às informações e materiais oferecidos pelo Sistema. Isso acontece por meio de um menu com a apresentação da ação que o usuário da ferramenta deseja realizar – como leitura, navegação, download, etc. – a partir da consulta aos mapas interativos, relatórios, metadados, painéis de indicadores, geoserviços, subsistemas, aplicativos ou dados abertos do SNIRH. 

Também previsto para ser lançado no webinar, o encarte a respeito do Sistema de Informações sobre Recursos Hídricos, por sua vez, visa a apresentar o tema de maneira clara e objetiva à sociedade e contribuir para o aprimoramento do SNIRH de forma a dar maior transparência sobre a situação das águas no País e os desafios para a melhoria de sua disponibilidade em qualidade e quantidade. Nesse sentido, a ANA espera avançar continuamente na articulação com todo o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH) para a convergência da produção, consolidação, organização e disponibilização das informações referentes às águas brasileiras no SNIRH. Acesse a publicação no link à esquerda nos Itens Relacionados.

Otávio Neves, diretor de Transparência e Controle Social da Controladoria-Geral da União (CGU), abrirá a programação (veja nos Itens Relacionados acima) com uma apresentação intitulada “Governo aberto: governo e sociedade construindo soluções”. Na sequência Ângelo Lima, secretário executivo do Observatório de Governança das Águas (OGA), falará sobre “O papel da sociedade civil na construção de informações sobre as águas”. 

A diretora geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM) abordará “Informações sobre recursos hídricos no Estado de Minas Gerais”. Para fechar as apresentações, o superintendente de Planejamento de Recursos Hídricos da ANA, Sérgio Ayrimoraes, lançará o novo portal do SNIRH. Os participantes também terão oportunidade de esclarecer suas dúvidas com os palestrantes. 

O coordenador de Conjuntura e Gestão da Informação da ANA, Marcus Fuckner, fará a moderação do evento, cujo objetivo é difundir o conhecimento sobre sistemas de informações sobre recursos hídricos. Por meio do webinar, a Agência também busca estimular a troca de experiências com órgão de controle, órgão gestor de recursos hídricos estadual e organização da sociedade civil com expertise no tema. 

Assim, a ANA tem visa a aperfeiçoar o SNIRH no contexto do compromisso coordenado pela Agência com a participação de diversos envolvidos no 4º Plano de Ação do Brasil para Governo Aberto, coordenado pela CGU. Outro objetivo da ANA é estimular o acesso das pessoas ao novo portal do Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos, como servidores públicos, membros de comitês de bacias hidrográficas, integrantes de conselhos estaduais de recursos hídricos e do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), estudantes e professores universitários, profissionais de organizações não governamentais (ONGs) e demais interessados em informações sobre água.

Assessoria de Comunicação Social (ASCOM)
Agência Nacional de Águas (ANA)
(61) 2109-5129/5495/5103