Você está aqui: Página Inicial > Notícias > ANA e USACE discutem novo acordo para capacitação de especialistas brasileiros em temas de recursos hídricos e barragens

Notícias

ANA e USACE discutem novo acordo para capacitação de especialistas brasileiros em temas de recursos hídricos e barragens

por Raylton Alves - ASCOM/ANA publicado: 27/08/2019 18h39 última modificação: 28/08/2019 14h27
Exibir carrossel de imagens Raylton Alves / Banco de Imagens ANA Reunião entre dirigentes da ANA e do USACE

Reunião entre dirigentes da ANA e do USACE

Dirigentes da Agência Nacional de Águas (ANA) e do Corpo de Engenheiros do Exército dos Estados Unidos (USACE na sigla em inglês) se reuniram na tarde desta terça-feira, 27 de agosto. Neste encontro na sede da ANA, em Brasília, os representantes das duas instituições reforçaram a importância da atuação conjunta dos órgãos e demonstraram interesse em firmar nova parceria para capacitação de especialistas brasileiros em temáticas relacionadas a recursos hídricos e barragens, como: planejamento de recursos hídricos, segurança hídrica, gerenciamento de riscos de inundações, segurança de barragens, gestão de risco e integridade, entre outros. 

Devido ao histórico de parceria institucional entre ANA e USACE, o comandante geral do Corpo de Engenheiros do Exército dos Estados Unidos, general Todd Semonite, esteve na Agência com a cúpula da instituição estadunidense. Os diretores da ANA Marcelo Cruz, Oscar Cordeiro Netto e Ricardo Andrade e superintendentes do órgão também participaram do encontro. Internamente a Agência Nacional de Águas já atua para levantar demandas para um possível novo acordo com o USACE. 

Entre 2013 e maio de 2019, a ANA e o Corpo de Engenheiros do Exército dos Estados Unidos tiveram uma parceria para capacitação de especialistas da Agência e outras instituições brasileiras para capacitação em diversos temas, como: controle de cheias, operação de reservatórios, regulação do uso da água e planejamento e operação de rede hidrometeorológica. 

À época, o USACE foi escolhido por sua excelência técnica em áreas de interesse da ANA, como meio ambiente, navegação fluvial, operação de reservatórios e controle de cheias num país com extensão territorial e diversidade geográfica semelhantes às do Brasil, como são os Estados Unidos. 

Em seu discurso, o general Semonite destacou a importância da parceria entre a ANA e o USACE. “O Corpo de Engenheiros é apaixonado por água. O que eu mais quero assegurar é que o mais importante não sejam necessariamente os projetos ou a água que gerenciamos, mas para mim o mais importante é o relacionamento estratégico entre os Estados Unidos e o Brasil”, destaca. 

Durante a reunião, o diretor Ricardo Andrade abordou como a Agência Nacional de Águas enxerga a possibilidade de nova parceria com o USACE. “A ideia é, de fato, envolver toda a cadeia de operação da ANA, trazer a expertise do Corpo de Engenheiros para que seja aplicada em todas as áreas da Agência”, conclui. 

O diretor Marcelo Cruz falou sobre a importância da nova parceria entre ANA e USACE e a experiência de mais de um século que a instituição dos Estados Unidos possui em temas relacionados à atuação da Agência Nacional de Águas. “Em que pese a ANA tenha 120 anos a menos que o USACE, a gente entende que os assuntos entre as duas instituições são bastante relacionados. A gente está contando e torcendo para que consiga fechar o melhor escopo deste novo trabalho, numa evolução do que foi feito com relação ao primeiro trabalho”, afirma. 

O diretor Oscar Cordeiro Netto realizou uma apresentação sobre a gestão de recursos hídricos no Brasil em termos de aspectos legais e estágio da implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos. O dirigente também explicou como a ANA atua, a situação das águas brasileiras e as características de diferentes usos de água, como saneamento, irrigação, geração hidrelétrica e navegação. Já o diretor regional de Negócios da Divisão do Atlântico Sul do USACE, Theodore Brown, fez apresentação intitulada “Criando resiliência com a gestão polivalente da água”, na qual abordou o trabalho do Corpo de Engenheiros para garantir os usos múltiplos dos recursos hídricos nos Estados Unidos.

Assessoria de Comunicação Social (ASCOM)
Agência Nacional de Águas (ANA)
(61) 2109-5129/5495