Você está aqui: Página Inicial > Notícias antigas > Uso de água reduzido

Uso de água reduzido

por Fonte: JORNAL DE BRASÍLIA publicado 07/07/2010 00h00, última modificação 15/03/2019 09h19
A Agência Reguladora de Águas e Saneamento do DF (Adasa) vai elaborar duas propostas de redução e realocação dos usos das águas dos corpos hídricos da Bacia do Ribeirão Pipiripau. A ideia éaperfeiçoar a gestão das águas no período de menor vazão, ou seja, agosto, setembro e outubro.
Medida será durante estiagem, nos meses de agosto, setembro e outubro
 
A Agência Reguladora de Águas e Saneamento do DF (Adasa) vai elaborar duas propostas de redução e realocação dos usos das águas dos corpos hídricos da Bacia do Ribeirão Pipiripau. A ideia éaperfeiçoar a gestão das águas no período de menor vazão, ou seja, agosto, setembro e outubro.
 
As novas regras deverão ser acordadas entre os diversos usuários – Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), irrigantes e outros. A agência tomou por base nos dados coletados nos meses de junho e julho, nos pontos de controle e monitoramento das vazões dos mananciais que formam a bacia do Pipiripau. Técnicos discutem com os usuários as previsões de vazão, mês a mês, nos trechos da bacia, dando destaque ao consumo do período mais crítico –agosto, setembro e outubro – em que, devido à falta de chuvas, os níveis devem chegar próximo ao mínimo estabelecido para os corpos hídricos do manancial.
 
A bacia hidrográfica do Ribeirão Pipiripau é de fundamental importância para a população do Distrito Federal, pois nela existem diversas captações de água, predominando as das pequenas e médias propriedades rurais, que detêm, Somadas, autorização de captação de aproximadamente 350 l/s. Também a Caesb possui outorga de captação de 400 l/s para o atendimento da rede de abastecimento de água das regiões administrativas de Planaltina e Sobradinho.
 
Apesar da sua importância, as vazões dos rios e afluentes da bacia reduzem de forma significativa dos períodos de estiagem, fazendo com que exista a necessidade de sua utilização de forma mais racional e com priorização de uso. A Comissão de Gestão dos Recursos Hídricos, instituída em 2006 com o intuito de discutir de forma compartilhada essa situação, tem a responsabilidade de propor estratégias de otimização de uso, instituir critérios para entrada de novos usuários e propor realocação de usos no manancial.
 
CAMPANHA
 
Embalagens vazias de agrotóxicos serão recolhidas hoje, das 8h30 às 11h30, na sede do núcleo rural Pipiripau– em Planaltina (DF). A ação faz parte da campanha anual da pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF) e Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), com o apoio do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias.
 
SAIBA +
 
A estação está localizada próxima à cidade de Planaltina (DF) e o Ribeirão Pipiripau passa pelo Distrito Federal e por Goiás. Suas águas são utilizadas para o consumo humano e também para a irrigação de mais de 400 propriedades por onde passa. A Agência Nacional De Águas e a Agência Reguladora de Águas e Saneamento do DF realizam a gestão compartilhada da bacia do Pipiripau, pois o ribeirão é de domínio da União (porque corta mais de uma unidade da Federação).
 
Texto:Fonte: JORNAL DE BRASÍLIA