Você está aqui: Página Inicial > Notícias antigas > Texto de justificativa da logomarca do CBH-Paranaíba

Texto de justificativa da logomarca do CBH-Paranaíba

por ASCOM/ANA publicado 02/12/2009 23h00, última modificação 14/03/2019 16h38
Para representar o CBH-Paranaíba e seus propósitos aos recursos hídricos de bacias hidrográficas afluentes do Rio Paranaíba criei uma logomarca que difere bastante das outras logomarcas do meio. Isso a torna única, diferente e à frente. Acima de tudo com conceito e identidade. Assim, uma marca fort
Para representar o CBH-Paranaíba e seus propósitos aos recursos hídricos de bacias hidrográficas afluentes do Rio Paranaíba criei uma logomarca que difere bastante das outras logomarcas do meio. Isso a torna única, diferente e à frente. Acima de tudo com conceito e identidade. Assim, uma marca forte.

As representações são:

INFINITO ∞ – Símbolo que representa a falta de limite, a grandiosidade, a falta de fronteiras no tamanho, quantidade e extensão. Signo perfeito para representar a importância da bacia junto ao cenário nacional e internacional. A todos nós.

INICIAIS – Uma segunda representação para a marca foi feita para o nome. Destaquei a primeira inicial, o C de Comitê. A outra inicial, de maior importância, é o P, de Paranaíba.

LINHAS – As linhas azuis que envolvem a marca representam os afluentes do rio.

CORES – azul, verde e laranja – representam a água, as matas ciliares e o cerrado. Combinação que é fundamental para a preservação da bacia. No nome, a cor preta foi escolhida por significar seriedade. O preto também favorece muito a aplicabilidade da logomarca, principalmente quando muito pequena, ou sobre superfícies coloridas.

TÉCNICA – Outro ponto importante para o complemento da identidade é a técnica de design que escolhi. Aquarela é uma técnica de pintura onde os pigmentos da tinta se encontram dissolvidos em água.

TIPOGRAFIA – Escolhi uma fonte simples, a Helvética. Possui ótima legibilidade e uma família de vários estilos, o que favorece a identidade quando aplicada na comunicação.