Você está aqui: Página Inicial > Notícias antigas > Termina no dia 23 prazo para apresentar candidaturas para chamada pública MCT/Finep para rede de pesquisa em hidráulica, hidrologia e hidrogeologia

Termina no dia 23 prazo para apresentar candidaturas para chamada pública MCT/Finep para rede de pesquisa em hidráulica, hidrologia e hidrogeologia

por ASCOM/ANA publicado 17/03/2010 00h00, última modificação 14/03/2019 16h40
O MCT/Finep recebe até a próxima terca-feira, dia 23, as candidaturas da chamada pública CT-Hidro 01/210, lançado no dia 26 de fevereiro, da selação pública de propostas para apoio a projetos em rede de pesquisa em hidráulica, hidrologia e hidrogeologia

O MCT/Finep recebe até a próxima terca-feira, dia 23, as candidaturas da chamada pública CT-Hidro 01/210, lançado no dia 26 de fevereiro, da  selação pública de propostas para apoio a projetos em rede de pesquisa em hidráulica, hidrologia e hidrogeologia.

 

Os projetos das redes a serem apoiados pelo CT-Hidro através da chamada devem estar vinculados a um ou mais objetivos específicos, listados a seguir:

 

•    Integração das instituições de pesquisa através da formação de redes em torno dos temas prioritários.

•    Geração de conhecimento e de desenvolvimento tecnológico nas áreas de hidrologia, hidráulica e hidrogeologia.

•    Geração de conhecimento e modelagem do acesso e do uso sustentável de recursos hídricos para as necessidades humanas, produção sustentável e proteção dos ecossistemas.

•    Disseminação de conhecimentos técnicos e científicos sobre os recursos hídricos, em nível nacional, regional e municipal.

 

No âmbito desta chamada, serão apoiados projetos estruturados em redes nos seguintes temas:

 

Rede 1 – Hidráulica Fluvial, Estuarina e Costeira e Hidráulica de Condutos Forçados

• Modelagem integrada dos sistemas fluviais e estuarinos aplicados à recuperação e controle ambiental dos ecossistemas; técnicas para controle da erosão e recuperação de áreas costeiras degradadas.

• Técnicas experimentais e de modelagem aplicadas à redução de perdas em sistemas de abastecimento público de água; modelagem do escoamento em rios e redes de rios urbanos e sistemas de suporte à decisão para previsão e controle de inundações.

 

Rede 2 – Hidrologia Regional

• Desenvolvimento e adaptação de metodologias assistidas por geoprocessamento e sensoriamente remoto para quantificação de hidrogramas de cheia em bacias hidrográficas urbanas; desenvolvimento de técnicas para análise da macrodrenagem urbana em função do transporte de sedimentos e da ocorrência dos resíduos sólidos e líquidos; desenvolvimento de metodologias para enquadramento de cursos d’água no semi-árido; desenvolvimento e adaptação de metodologias para avaliação de hidrogramas de vazão ecológica; técnicas para estimativa da potencialidade hídrica em bacias hidrográficas sem disponibilidade de dados hidrológicos.

 

Rede 3 – Bacias Representativas Urbanas e Rurais

• Estabelecimento de unidades de análise do comportamento hidrológico de bacias hidrográficas representativas dos diferentes biomas brasileiros e das regiões urbanizadas.

 

Rede 4 – Hidrogeologia Urbana e Regional

• Técnicas de avaliação da vulnerabilidade de aquíferos; técnicas para controle ambiental e recuperação de aquífero; processo de controle da intrusão salina em aquíferos costeiros; técnicas para aumento da produção hídrica e melhoria da qualidade da água de poços perfurados no cristalino.

 

A seleção e a aprovação das propostas de redes serão feitas em duas etapas: apresentação de candidatura e seleção das instituições intervenientes executoras; e formação das redes de pesquisa e submissão das propostas. Para cada proposta de rede, o valor solicitado deve ser de no mínimo R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais). Dos recursos financeiros a serem concedidos, 30% deverão ser aplicados nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

 

PRAZOS

Lançamento da Chamada Pública

26/02/2010

Data final para apresentação das candidaturas

23/03/2010

Divulgação das Instituições selecionadas

A partir de 03/05/2010

Interposição de Recursos

10 dias úteis após a divulgação dos resultados

Data limite para abertura de links

07/05/2010

Data final para envio eletrônico da proposta

21/06/2010

Data final para o envio da cópia impressa

22/06/2010

Divulgação dos resultados finais

A partir de 23/08/2009

Interposição de Recursos

10 dias úteis após a divulgação dos resultados finais

 

O conteúdo completo da Chamada pode ser encontrado no link: http://www.finep.gov.br//fundos_setoriais/ct_hidro/ct_hidro_editais.asp?codFundo=3 .”

 

Mais informações com a Finep www.finep.gov.br