Você está aqui: Página Inicial > Notícias antigas > Técnica // jovens aprendem stop motion

Técnica // jovens aprendem stop motion

por Fonte: DIÁRIO DE NATAL publicado 29/07/2010 00h00, última modificação 15/03/2019 09h20
No estande do Núcleo de Tecnologia de Natal, na sala Multi-meios da tevê escola, é possível. Desde segunda-feira, mais de 300 estudantes passaram pelo estande. A técnica de animação que tem como base a fotografia virou estratégia pedagógica nas escolas municipais em Natal.
Que tal dar uma volta pela 12ª Mostra de Arte, Ciência e cultura da SME e aprender a produzir um vídeo em stop motion?
 
No estande do Núcleo de Tecnologia de Natal, na sala Multi-meios da tevê escola, é possível. Desde segunda-feira, mais de 300 estudantes passaram pelo estande. A técnica de animação que tem como base a fotografia virou estratégia pedagógica nas escolas municipais em Natal. O projeto "professor: do expectador a produtor de audiovisuais na prática pedagógica" foi idealizado pela pesquisadora Elisete Vasconcelos Arantes Filha e faz parte do Núcleo de Tecnologia de Natal há três anos.

Desde que foi criado, já atendeu 63 escolas municipais da cidade. Alguns vídeos produzidos pelos estudantes foram inscritos em concursos nacionais e até já obtiveram prêmios, como o "caminho do rio", feito por estudantes de uma escola municipal de Natal e que ficou entre os quatro melhores
de todo país no 1º Concurso de Foto e Vídeo - Olhares sobre a água e o clima - da <b>Agência Nacional De Águas (Ana)</b>. Mais de 300 vídeos produzidos em todo o Brasil foram inscritos no concurso. O "caminho do rio" foi o único classificado no estado e segundo na região Nordeste. Mas o objetivo não é concorrer, ganhar prêmio. O objetivo é  capacitar o professor e transformá-lo num multiplicador dentro das escolas. "São eles que levam a técnica para dentro da sala de aula.

Quando chegam lá, pensam na ideia do vídeo, desenvolvem o roteiro com os alunos, criam os personagens, que geralmente são de massinha, preparam o cenário, gravam o vídeo e editam", resume Elisete, idealizadora do projeto.
Além do curso de Stop Motion, o Núcleo também realiza cursos de fotografia digital e de produção de vídeo para os professores da rede municipal de Natal. (AM)

<b>SAIBA MAIS</b>

Stop Motion é a técnica de animação na qual o animador trabalha fotografando objetos, fotograma por fotograma, ou seja, quadro a quadro. Entre um fotograma e outro, o animador muda um pouco a posição dos objetos. Quando o filme é projetado a 24 fotogramas por segundo, temos a ilusão de que os objetos estão se movimentando.
 
Aproveitando-se dessa ilusão, foram criadas as mais diversas técnicas para se fazer um filme de animação. Só na animação Stop Motion, já foram criadas animações com recortes, com bonecos, massinha, arame, objetos, etc.
Fonte:www.eba.ufmg.br/midiaarte/quadroaquadro
Texto:Fonte: DIÁRIO DE NATAL