Você está aqui: Página Inicial > Notícias antigas > Sema promove palestras sobre recursos hídricos

Sema promove palestras sobre recursos hídricos

por ASCOM/ANA publicado 04/12/2006 23h00, última modificação 14/03/2019 16h38
O diretor-presidente da Agência Nacional de Água (ANA) o economista José Machado, abriu na tarde de hoje uma série de palestras sobre a importância da ANA no gerenciamento dos Recursos Hídricos. A primeira palestra está acontecendo no Auditório Pantanal, na sede da Secretaria de Estado do Meio Ambi
O diretor-presidente da Agência Nacional de Água (ANA) o economista José Machado, abriu na tarde de hoje uma série de palestras sobre a importância da ANA no gerenciamento dos Recursos Hídricos. A primeira palestra está acontecendo no Auditório Pantanal, na sede da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), no Centro Político Administrativo (CPA).

Além das palestras, a ANA e o Governo do Estado de Mato Grosso através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) assinam um Termo de Cooperação Técnica para melhorar cada vez o gerenciamento das águas, pois Machado entende que a integração é fundamental dentro do contexto de fortalecimento das Superintendências de Recursos Hídricos (SRH) não apenas de Mato Grosso, mas de todo o país.

O fortalecimento, segundo Machado, será um fator fundamental para a transferência de competência da União para os Estados, com responsabilidade, inclusive para a outorga de competência a médio e a longo prazos.

“A ANA não pretende governar as águas de Brasília, por isso quer uma gestão integrada. Neste contexto eu vejo que o trabalho do Governo de Mato Grosso e o papel da Sema são muito importantes neste desenvolvimento”, destaca Machado.

Machado cita ainda o Brasil como um país federativo, e Mato Grosso, por si só, já representaria um país pelo seu grande volume de águas. Água que, segundo Machado, é muito importante no desenvolvimento industrial é pecuário, outras duas características positivas e de grande potencial em Mato Grosso.

“A ANA não é arrogante e nós não estamos aqui para dar lições, principalmente em se tratando de água. Estamos aqui sim, buscando parceria e encontramos muita receptividade, pois em nossa primeira análise constamos que o Estado está muito avançado quando o assunto é gestão de recursos hídricos”, volta a destacar Machado. As palestras começaram hoje e vão até quarta-feira.

Fonte: O Documento - MT