Você está aqui: Página Inicial > Notícias antigas > Saneamento e o papel dos governos é tema de debate no “Água e Saneamento no Brasil”

Saneamento e o papel dos governos é tema de debate no “Água e Saneamento no Brasil”

por ASCOM/ANA publicado 28/03/2008 00h00, última modificação 14/03/2019 16h35
A mesa de debates “O Saneamento Ambiental Brasileiro e o Papel dos Governos” foi a primeira do evento “Água e Saneamento no Brasil”, celebração oficial do Dia Mundial da Água no Brasil, na manhã desta sexta-feira, 28/03, em Manaus. Cabe lembrar que o Dia Mundial da Água é celebrado em 22/03, mas no
A mesa de debates “O Saneamento Ambiental Brasileiro e o Papel dos Governos” foi a primeira do evento “Água e Saneamento no Brasil”, celebração oficial do Dia Mundial da Água no Brasil, na manhã desta sexta-feira, 28/03, em Manaus. Cabe lembrar que o Dia Mundial da Água é celebrado em 22/03, mas no país excepcionalmente a data foi comemorada no dia 28.

Participaram da mesa as seguinte autoridades: o prefeito de Manaus, Serafim Corrêa; o presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Francisco Forte; a secretária de Meio Ambiente do Estado do Amazonas, Nádia Ferreira; o diretor da Fundação Amazônia Sustentável, Virgílio Vianna; e o mediador Luciano Zica, secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente.

Tanto o prefeito de Manaus como a secretária de Meio Ambiente do Estado do Amazonas destacaram a contradição entre a abundância de água na Amazônia e a escassez de água por que passam habitantes da região. Serafim Corrêa apresentou o programa Corredores Urbanos, cujo objetivo é disciplinar o uso e a ocupação do solo em corredores ecológicos de Manaus, a fim de prevenir o assoreamento e a poluição de cursos d’água da capital amazonense.

Já a secretária Nádia Ferreira expôs o Programa de Melhorias Sanitárias Domiciliares, Aproveitamento e Armazenamento de Água da Chuva (Prochuva), o qual tem como objetivo proporcionar, a partir da captação da água de chuva, condições favoráveis de saúde à população do Amazonas.