Você está aqui: Página Inicial > Notícias antigas > Recursos hídricos: apoio à pesquisa

Recursos hídricos: apoio à pesquisa

por Fonte: Ambiente Energia publicado 18/06/2010 00h00, última modificação 14/03/2019 16h42
O Ministério do Planejamento, o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e a Agência Nacional de Águas (ANA) assinam nesta sexta-feira, dia 18 de junho, convênio de cooperação para a instalação do Instituto Nacional de Águas – Unidade Itaipu, que funcionário no Parque Tecnológico Itaipu (PTI).
Da Agência Ambiente Energia - O Ministério do Planejamento, o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e a Agência Nacional de Águas (ANA) assinam nesta sexta-feira, dia 18 de junho, convênio de cooperação para a instalação do Instituto Nacional de Águas – Unidade Itaipu, que funcionário no Parque Tecnológico Itaipu (PTI). 
 
Entre os objetivos do instituto estão objetivos elaborar pesquisas e estudos sobre a cultura da água, desenvolver tecnologias para recuperação de fontes e estabelecer projetos educacionais para o aproveitamento, manejo e preservação da água.
 
Itaipu Binacional traz experiência em questões relacionadas ao uso, tratamento e monitoramento de água. Um bom exemplo são as iniciativas do Programa Cultivando Água Boa para recuperação de bacias hidrográficas.
 
O know how de Itaipu inclui o estudo de bacias assistido por computador – viabilizado com a implementação do Centro Internacional de Hidroinformática da Unesco –, a medição de vazões com medidores Doppler, a questão da segurança de barragens e o aproveitamento hídrico desenvolvido ao longo dos mais de 35 anos de existência da usina binacional.
Texto:Fonte: Ambiente Energia