Você está aqui: Página Inicial > Notícias antigas > Programa de Formação Iberoamericano em Matéria de Águas tem dois novos cursos para maio na Guatemala

Programa de Formação Iberoamericano em Matéria de Águas tem dois novos cursos para maio na Guatemala

por ASCOM/ANA publicado 15/04/2010 00h00, última modificação 14/03/2019 16h41
As inscrições para dois novos cursos internacionais voltados para o setor de recursos hídricos que fazem parte do “Programa de Formação Iberoamericano em Matéria de Águas” estão abertas.

As inscrições para dois novos cursos internacionais voltados para o setor de recursos hídricos que fazem parte do “Programa de Formação Iberoamericano em Matéria de Águas” estão abertas. O curso de “Planejamento, Manejo e Gestão de Bacias”, que será realizado na Guatemala entre os dias 24 e 28 de maio, recebe inscrições até 18 de abril. Os interessados em participar do curso de “Governabilidade da Água Mesoamérica e Caribe”, que será realizado entre 31 de maio e 4 de junho na Guatemala, precisam se inscrever até 25 de abril.
 
O “Programa de Formação Iberoamericano em Matéria de Águas”  é organizado pela Conferência dos Diretores Gerais Iberoamericanos de Água (Codia) e pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid), Ministério dos Assuntos Exteriores e de Cooperação da Espanha. A Agência Nacional de Águas (ANA) e a Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente (SRHU/MMA) são responsáveis pelas áreas sob coordenação brasileira.
 
O Programa foi criado para atender a demanda por formação e capacitação em planejamento e gestão de recursos hídricos dos países iberoamericanos e foi elaborado a partir de uma pesquisa realizada com 16 países e aprovado pela VII Codia, em 2007.  A Codia é composta por representantes de 21 países e tem como um dos objetivos facilitar o Foro Iberoamericano de Ministro e as Cúpulas Iberoamericanas das linhas gerais de cooperação no campo da água. 

Os cursos são financiados pelo governo espanhol, por meio da Codia, Aecid e Centro de Estudos e Experimentação de obras públicas (Cedex) e, a partir deste ano, o Programa também conta com o apoio do PNUMA. O primeiro curso do Programa neste ano, de Hidrogeologia, foi realizado no Uruguai em março. No ano passado, foram realizadas duas edições do curso “Clima e Eventos Extremos”, elaborado pela ANA – sendo uma em julho, em La Antigua, na Guatemala, e outra em novembro, em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia. Também foram realizadas duas edições do curso “Planejamento, Manejo e gestão de bacias” elaborados pela SRHU/MMA, sendo uma em março, em Cartagena, na Colômbia, e outra em julho em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia.

Mais informações sobre o Programa estão no Portal da Capacitação.

 

Texto:ASCOM/ANA