Você está aqui: Página Inicial > Notícias antigas > Processo de seleção da Agência de Água da bacia do São Francisco chega na reta final

Processo de seleção da Agência de Água da bacia do São Francisco chega na reta final

por ASCOM/ANA publicado 04/03/2010 00h00, última modificação 14/03/2019 16h40
O processo de seleção da Agência de Água da bacia do rio São Francisco entra agora na reta final. Duas entidades foram habilitadas nesta semana pelo processo seletivo para exercer a função de entidade delegatária de funções de Agência de Água da bacia hidrográfica do rio São Francisco. A AGB Peixe Vivo e a Fadurpe foram as duas entidades habilitadas do processo iniciado em novembro. Sabatina dos profissionais indicados será dia 9 de março em Brasília
A AGB Peixe Vivo e a Fadurpe foram as duas entidades habilitadas do processo iniciado em novembro. Sabatina dos profissionais indicados será dia 9 de março em Brasília

O processo de seleção da Agência de Água da bacia do rio São Francisco entra agora na reta final. Duas entidades foram habilitadas nesta semana pelo processo seletivo para exercer a função de entidade delegatária de funções de Agência de Água da bacia hidrográfica do rio São Francisco. A Associação Executiva de Apoio à Gestão de Bacias Hidrográficas Peixe Vivo (AGB Peixe Vivo) e a Fundação Apolônio Salles (Fadurpe) foram finalistas.
 
No quadro resumo da pontuação apurada, a Fadurpe obteve 10 em qualificação técnica e a Peixe Vivo, 07.  Em relação à qualificação dos dirigentes, a Peixe Vivo recebeu 18 e a Fadurpe, 14,5. Como não houve recursos quanto aos resultados preliminares da habilitação, o próximo passo será a sabatina dos profissionais das duas entidades. A sabatina será realizada em Brasília, dia 9/03, às 10h, no Edifício Marie Prendi Cruz, SEPN 505 (W2 Norte), Lote 2.

Durante a sabatina, os profissionais indicados pela AGB Peixe Vivo e pela Fadurpe farão a apresentação oral de seus planos de trabalho e currículos à Comissão de Julgamento, da qual a Agência Nacional de Águas (ANA) faz parte. Eles também serão questionados sobre a experiência profissional de cada um, qualificação, visão em relação às funções e ao desempenho do cargo pretendido entre outros pertinentes.

O Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF) deu início ao processo de escolha da Agência de Água em novembro do ano passado. O objetivo é escolher uma organização civil de recursos hídricos sem fins lucrativos para atuar como entidade delegatária de funções de Agência da bacia.

A Agência será responsável pelo gerenciamento dos recursos da cobrança pelo uso da água do São Francisco que deverá ser iniciada no segundo semestre de 2010. A previsão é que a aprovação da Agência ocorra entre os dias 14 e 16 de abril deste ano durante o Plenário do Comitê. O início do funcionamento da entidade delegatária está previsto para agosto de 2010.
 
Texto:ASCOM/ANA