Você está aqui: Página Inicial > Notícias antigas > Prazo para envio de projetos de capacitação de gestores de recursos hídricos é prorrogado

Prazo para envio de projetos de capacitação de gestores de recursos hídricos é prorrogado

por Ascom/ANA publicado 05/08/2010 00h00, última modificação 15/03/2019 09h20
Os órgãos gestores de recursos hídricos e entidades delegatárias de agências de bacia têm até 14 de agosto para se inscrever no Programa de Capacitação de Agentes Gestores em Recursos Hídricos, iniciativa da ANA em parceria com o Fundo Setorial de Recursos Hídricos (CT-Hidro)
Rio Paraibuna (MG)
Os órgãos gestores de recursos hídricos e entidades delegatárias de agências de bacia ganharam um novo prazo para participar do Programa de Capacitação de Agentes Gestores em Recursos Hídricos, iniciativa da Agência Nacional de Águas (ANA) em parceria com o Fundo Setorial de Recursos Hídricos (CT-Hidro). Até 14 de agosto, os interessados poderão se inscrever segundo o que prevê o edital MCT/CNPq/CT-Hidro/ANA nº 15/2010. Basicamente a iniciativa tem como objetivo investir R$ 5 milhões para capacitar agentes gestores a fim de fortalecer a gestão de recursos hídricos nos estados e no Distrito Federal.
 
Cada instituição poderá apresentar mais de um projeto, desde que as propostas tenham objetivos, coordenadores e equipes diferentes. As iniciativas que podem participar são aquelas que capacitem gestores vinculados a entidades delegatárias das funções de agências de bacia, órgãos públicos estaduais e do Distrito Federal e órgãos federais com atuação regional que possuam competências relacionadas à gestão de recursos hídricos.
 
Um ou mais dos seguintes temas deverão ser priorizados: desenvolvimento e estruturação de fundos estaduais para investimentos em recursos hídricos, bases de dados e articulação com o Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos (Snirh), planos de emergência e de contingência para eventos críticos (cheias e secas, por exemplo), monitoramento da quantidade e da qualidade da água, outorga e cobrança, metodologia de fiscalização do uso dos recursos hídricos, uso racional e conservação de recursos hídricos; comunicação e mobilização para a gestão participativa de recursos hídricos e gerenciamento integrado de recursos hídricos e de áreas costeiras.
 
Prazos
 
• Data limite para submissão das propostas: 14 de agosto de 2010;
• Divulgação dos resultados no Diário Oficial da União e na página do CNPq na internet: a partir de 23 de agosto de 2010;
• Início da contratação das propostas aprovadas: a partir de 30 de agosto de 2010.
Texto:Ascom/ANA
Foto:Luciano Meneses/Banco de Imagens ANA