Você está aqui: Página Inicial > Notícias antigas > Paulo Varella fala dos desafios do setor em audiência sobre Dia Mundial da Água

Paulo Varella fala dos desafios do setor em audiência sobre Dia Mundial da Água

por Ascom/ANA publicado 17/03/2010 00h00, última modificação 14/03/2019 16h40
Em homenagem ao Dia Mundial da Água, que será celebrado em 22 de março, a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados realizou audiência pública nesta quarta-feira, 17 de março, no Plenário 2.
Varella ressalta importância dos brasileiros na gestão da água
Em homenagem ao Dia Mundial da Água, que será celebrado em 22 de março, a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados realizou audiência pública nesta quarta-feira, 17 de março, no Plenário 2. Na ocasião, o diretor Paulo Varella representou a Agência Nacional de Águas (ANA).
 
Varella elogiou vários aspectos da Política Nacional de Recursos Hídricos, como: a perspectiva de uma gestão integrada, descentralizada e participativa da água. No entanto, destacou que há desafios no setor de recursos hídricos brasileiro, como a questão do domínio das águas superficiais, que pode ser da União, dos estados ou do Distrito Federal. “Só vamos conseguir implementar o conceito da dominialidade se fizermos um grande pacto federativo”, afirma.
 
Sobre o papel dos cidadãos para a conservação da água, Varella disse que cada brasileiro pode dar sua contribuição. “É fundamental a mudança de mentalidade de nós cidadãos, que somos os grandes gestores deste grande patrimônio que é a água”, reforça.
 
Segundo o diretor da ANA, não é possível dissociar as questões relacionadas à qualidade e à quantidade de água. Varella ainda ressaltou a importância do estudo Atlas de Abastecimento Urbano de Água, lançado pela Agência em 2006 com o foco no Nordeste. Em dezembro de 2009 o trabalho foi estendido para o Sul e para as regiões metropolitanas do Brasil.
 
Também participaram da audiência o presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Cmads), deputado Jorge Khoury, que propôs a audiência; o deputado Sarney Filho, coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista; o secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, Silvano da Costa; o diretor de Políticas Públicas da Fundação SOS Mata Atlântica, Mário Mantovani, representando a sociedade civil; e o diretor de Meio Ambiente da Coca-Cola do Brasil, José de Moraes, representando o setor produtivo.
Texto:Ascom/ANA
Foto:Raylton Alves / Banco de Imagens ANA