Você está aqui: Página Inicial > Notícias antigas > Novos membros do CBH Verde Grande tomam posse

Novos membros do CBH Verde Grande tomam posse

por ASCOM/ANA publicado 19/04/2007 00h00, última modificação 14/03/2019 16h36
Acontece hoje (19), em Minas Gerais, a cerimônia de posse dos novos membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Verde Grande. O evento começa às 19h, no Parque de Exposições da Sociedade Rural de Montes Claros e conta com a presença do diretor-presidente da Agência Nacional de Águas, José Machad
Acontece hoje (19), em Minas Gerais, a cerimônia de posse dos novos membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Verde Grande. O evento começa às 19h, no Parque de Exposições da Sociedade Rural de Montes Claros e conta com a presença do diretor-presidente da Agência Nacional de Águas, José Machado.

O objetivo do comitê é promover o debate das questões relacionadas aos recursos hídricos, atuar na conciliação de conflitos relacionados ao uso da água e, ainda, aprovar o Plano de Recursos Hídricos da Bacia, que tem conclusão prevista para o final desse ano.

O processo de eleição do comitê contou com aproximadamente 300 inscrições. Na cerimônia de hoje, cerca de 60 membros eleitos tomarão posse.

Saiba mais

O rio Verde Grande nasce no município de Bocaiúva, em Minas Gerais, e sua foz fica em Malhada, na Bahia, abrangendo uma área com população de mais de 830 mil habitantes.

A bacia é formada por 35 municípios, sendo 27 pertencentes a Minas Gerais e oito dentro do território baiano. Dos municípios mineiros, apenas 12 estão inteiramente incluídos na bacia, enquanto que nenhum dos municípios baianos possui sua área integralmente inserida na bacia.

O CBH-Verde é uma entidade prevista na Lei nº 9.433/97, conhecida como Lei das Águas, e tem a finalidade de promover o gerenciamento participativo e democrático dos recursos hídricos, para que a água da bacia do rio Verde Grande seja usada da melhor forma possível, garantindo uma maior disponibilidade paras as gerações futuras.

Clique aqui para ver o Informativo do CBH Verde Grande