Você está aqui: Página Inicial > Notícias antigas > Mudanças climáticas em debate na ANA

Mudanças climáticas em debate na ANA

por ASCOM/ANA publicado 25/06/2007 00h00, última modificação 14/03/2019 16h36
O mundo inteiro tem debatido a questão das mudanças climáticas. O quadro do clima atual poderá levar a situações de secas mais drásticas e chuvas mais fortes, com conseqüências significativas na economia e na sociedade. Sabendo disso, a Agência Nacional de Águas (ANA) decidiu promover o Seminário R
O mundo inteiro tem debatido a questão das mudanças climáticas. O quadro do clima atual poderá levar a situações de secas mais drásticas e chuvas mais fortes, com conseqüências significativas na economia e na sociedade. Sabendo disso, a Agência Nacional de Águas (ANA) decidiu promover o Seminário Recursos Hídricos no Contexto das Mudanças Climáticas, em que reunirá especialistas com opiniões distintas sobre o tema. Feito em parceria com a Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH) e a Fundação Roberto Marinho (FRM), o evento é aberto ao público e acontecerá em 27/06, das 9h às 16h, no auditório da ANA, em Brasília.

O principal objetivo do Seminário é aprofundar a discussão técnico-científica sobre as mudanças climáticas e seus potenciais impactos no setor de recursos hídricos do país. Devido à diversidade climática brasileira e sua eventual alteração face às mudanças do clima mundial, também haverá a análise da necessidade de políticas públicas no setor hídrico nacional.

Estarão presentes na abertura do Seminário – entre outros – a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva; o diretor-presidente da ANA, José Machado; o presidente da ABRH, Rui Vieira da Silva; e o gerente de Desenvolvimento Institucional da FRM, Ricardo Piquet.

Com o objetivo de realizar um seminário de elevado nível, as instituições organizadoras do evento convidaram palestrantes de reconhecido conhecimento em mudanças climáticas. O cientista Carlos Nobre, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (Inpe), por exemplo, é integrante do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC). Thelma Krug, secretária nacional de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, e Antonio Divino Moura, diretor-geral do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), também estão entre os palestrantes.

O Seminário terá três mesas redondas. Na primeira, será abordada a questão científica das mudanças climáticas, que dará fundamentos da ciência diante da situação atual do clima. Na mesa seguinte, as políticas públicas relativas ao tema estarão em debate. A última mesa redonda tratará do papel da Comunicação Social no que se refere às mudanças climáticas. Para que o público possa interagir com os convidados, haverá debates após cada mesa.