Você está aqui: Página Inicial > Notícias antigas > Mobilização para instalar o Comitê do Paranaíba é intensificada este mês

Mobilização para instalar o Comitê do Paranaíba é intensificada este mês

por ASCOM/ANA publicado 12/02/2008 23h00, última modificação 14/03/2019 16h35
Encontros em Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal e Minas Gerais acontecem de hoje a 29/2 A bacia do rio Paranaíba abriga cerca de 8,5 milhões de pessoas, as quais já convivem com conflitos pelo uso da água. Com o objetivo d
Encontros em Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal e Minas Gerais acontecem de hoje a 29/2

Denise Caputo

A bacia do rio Paranaíba abriga cerca de 8,5 milhões de pessoas, as quais já convivem com conflitos pelo uso da água. Com o objetivo de instalar o comitê de bacia – que permitirá uma gestão participativa e democrática da água da região –, a Agência Nacional de Águas (ANA) intensifica este mês o processo de mobilização dos interessados em integrarem o colegiado.

Iniciados em dezembro de 2007, os encontros regionais de mobilização têm como intuito informar sobre a bacia, o papel dos comitês e o processo eleitoral do colegiado, que terá representação dos setores usuários (abastecimento, geração de energia, irrigação etc.); do poder público e da sociedade civil.

Os comitês de bacia são a materialização da democracia participativa. “Neles, os usuários de água e a sociedade civil organizada têm a oportunidade de, junto com o setor governamental, deliberar sobre ações que têm impacto direto na vida do cidadão comum”, explica Benedito Braga, diretor da ANA.

Mais sobre a bacia

A bacia do Paranaíba abrange Goiás, Minas Gerais, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul, movimentando uma economia bastante variada: geração de energia elétrica, monocultura de grãos, criação de gado, mineração, indústria e turismo.

Entre os principais problemas de água na bacia estão o uso exacerbado na irrigação, sem considerar os outros setores usuários; a insuficiência hídrica para o abastecimento de grandes centros urbanos, e a poluição por esgotos domésticos sem tratamento (59% da população é atendida por rede de esgoto; desse valor, só 21,7% é tratado).

Encontros por estado

Mato Grosso do Sul
13/2/2008 – Paranaíba (MS)
Horário: das 14h às 17h
Onde: Auditório do Campus da UEMS

Goiás
21/2/08 – Caldas Novas
Local e horário ainda sem definição

26/2/08 – Rio Verde
Local e horário ainda sem definição

27/2/08 – Jataí
Local e horário ainda sem definição

Minas Gerais
27/2/08 – Monte Carmelo
Horário: das 13h às 18h
Onde: Centro Vocacional Tecnológico (CVT), Rua Tomé de Souza, nº. 555 – Residencial Jardim dos Ipês

28/2/08 – Araxá
Horário: das 13h às 18h
Onde: Associação Comercial, Av. Getúlio Vargas nº. 365 – Centro

29/2/08 – Ituiutaba
Horário: das 13h às 18h
Onde: SESI/Minas, Rua Canela nº. 358, Centro de Convenções – Bairro Alvorada

Distrito Federal
26/2/08 – Brasília
Horário: das 14h às 19h
Onde: Universidade Católica de Brasília – Campus 2 – SQN 915