Você está aqui: Página Inicial > Notícias antigas > MMA inicia preparativos para evento internacional sobre água

MMA inicia preparativos para evento internacional sobre água

por ASCOM/ANA publicado 23/08/2007 00h00, última modificação 14/03/2019 16h35
O Ministério do Meio Ambiente coordena, nesta sexta-feira (24), em Brasília, a primeira reunião do Grupo de Trabalho Interministerial (GTI), criado para tratar da participação do Brasil na Exposição Internacional de Zaragoza 2008, na Espanha. Realizada a cada quatro anos, a exposição durará três me
O Ministério do Meio Ambiente coordena, nesta sexta-feira (24), em Brasília, a primeira reunião do Grupo de Trabalho Interministerial (GTI), criado para tratar da participação do Brasil na Exposição Internacional de Zaragoza 2008, na Espanha. Realizada a cada quatro anos, a exposição durará três meses, de 14 de junho a 14 de setembro do próximo ano, e terá como tema Água e Desenvolvimento Sustentável. Lideranças de 99 países de todos os continentes discutirão o tema pelas perspectivas ambiental, energética, cultural, econômico-tecnológica e de práticas sustentáveis.

Dono de um dos maiores mananciais de água potável do mundo, o Brasil é uma espécie de convidado de honra do evento. O coordenador do GTI, diretor de Recursos Hídricos do MMA, João Bosco Senra, é o principal responsável por organizar a participação do Brasil na Expo 2008. Senra desenvolve esse trabalho em parceria com a Agência Nacional de Águas (ANA), designada para a secretaria técnica da exposição.

Na reunião de sexta-feira, serão discutidos os temas e propostas que serão levados pelo Brasil ao encontro internacional. Serão ainda oficializadas as indicações ao GTI dos integrantes dos ministérios e das autarquias vinculadas a estes. Na oportunidade, Senra apresentará a estrutura e organização da exposição e, juntamente com os participantes, definirá as bacias hidrográficas prioritárias do País, cujas informações serão apresentadas na exposição espanhola. No dia 28 de agosto, na ANA, ocorrerão três novos encontros, desta vez com representantes dos governos estaduais, da sociedade e da iniciativa privada para tratar da participação destes setores no evento.

Instituições interessadas em participar do processo podem entrar em contato com os assessores técnicos Franklin Junior (franklin.junior@mma.gov.br) ou Lara Montenegro (lara.montenegro@mma.gov.br) no telefone (61) 3410-2086 ou pelos endereços eletrônicos mencionados.

Fazem parte do GTI os ministérios do Meio Ambiente; das Relações Exteriores; da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; da Cultura; do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; de Minas e Energia; da Ciência e Tecnologia; do Turismo; da Integração Nacional; das Cidades; do Planejamento, Orçamento e Gestão; Casa Civil da Presidência da República e Agência Nacional de Águas.


Fonte: Envolverde/MMA