Você está aqui: Página Inicial > Notícias antigas > Missão de autoridades argentinas visita sede da ANA

Missão de autoridades argentinas visita sede da ANA

por ASCOM/ANA publicado 01/12/2009 23h00, última modificação 14/03/2019 16h38
A Agência Nacional de Águas (ANA) recebe nesta quinta-feira (03/12) a visita de autoridades argentinas relacionadas à área de recursos hídricos. A missão do país vizinho – integrada pelo diretor Nacional de Conservação e Proteção dos Recursos Hídricos da Argentina, A
Rosana Hessel

A Agência Nacional de Águas (ANA) recebe nesta quinta-feira (03/12) a visita de autoridades argentinas relacionadas à área de recursos hídricos. A missão do país vizinho – integrada pelo diretor Nacional de Conservação e Proteção dos Recursos Hídricos da Argentina, Andrés Rodriguez, pelo presidente do Conselho Hídrico Federal argentino (COHIFE), Rafael Silva, pelo gerente do Instituto Nacional de Água (INA), Jorge Maza, entre dez autoridades –, vem no contexto de um projeto de cooperação entre o Brasil e a Argentina, estabelecido em 2008 e denominado “Desenvolvimento de Capacidades na Área de Gestão de Recursos Hídricos”. A visita é uma retribuição da missão brasileira de especialistas e de autoridades da área feita em abril deste ano.

Para receber as autoridades, a ANA preparou uma extensa programação de apresentações e de sessões técnicas que começam às 9h e terminam às 18h. A comitiva argentina será recepcionada pelo diretor-presidente da ANA, José Machado, e pelo diretor da Agência, Paulo Varella.

Ao longo do dia, serão feitas as apresentações: “Experiência da Gestão dos Comitês PCJ e Paraíba do Sul”, “I Seminário Internacional de Direito das Águas”. As sessões técnicas discutirão os temas: Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos (SNIRH), Rede Hidrometeorológica, Interface da ANA com o Setor Elétrico e Prevenção de Eventos Hidrológicos Externos. Também será feita uma visita à Sala de Situação da ANA, inaugurada em novembro e que funciona como centro de monitoramento de operação da Rede Hidrometeorológica Nacional sob coordenação da Agência.

No encerramento da visita, serão discutidos os desafios comuns e a definição de eventual complementação a ser feita na missão final do projeto, a ser realizada em Buenos Aires, entre os dias 15 e 16 deste mês.