Você está aqui: Página Inicial > Notícias antigas > Militares estadunidenses buscam cooperação técnica em recursos hídricos

Militares estadunidenses buscam cooperação técnica em recursos hídricos

por ASCOM/ANA publicado 03/10/2007 00h00, última modificação 14/03/2019 16h36
Militares estadunidenses visitaram a Agência Nacional de Águas (ANA) e a Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente (SRHU) nesta quarta-feira, 04/10. Os representantes do Corpo de Engenheiros do Exército dos Estados Unidos (USACE) realizam contatos na área de r
Militares estadunidenses visitaram a Agência Nacional de Águas (ANA) e a Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente (SRHU) nesta quarta-feira, 04/10. Os representantes do Corpo de Engenheiros do Exército dos Estados Unidos (USACE) realizam contatos na área de recursos hídricos para identificar possibilidades de cooperação técnica entre a USACE, a ANA e a SRHU.

Entre outros, participaram da reunião os cinco diretores da Agência; o secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, Luciano Zica; o secretário de Infra-estrutura Hídrica do Ministério da Integração Nacional, João Reis Santana Filho; e o chefe do USACE, o tenente-general Robert L. Van Antwerp.

Segundo o diretor-presidente da ANA, José Machado, a instituição está aberta ao diálogo com o USACE na troca de experiências na área de recursos hídricos.

João Bosco Senra, diretor de Recursos Hídricos da SRHU, explicou aos militares, em linhas gerais, como funciona a Política Nacional de Recursos Hídricos. Antwerp mostrou-se interessado em saber quais são os mecanismos adotados no Brasil para solucionar eventuais conflitos entre os diversos setores usuários da água.

USACE

O Corpo de Engenheiros do Exército dos Estados Unidos é uma agência de engenharia do governo estadunidense. As suas competências incluem a elaboração, construção e gestão das obras públicas de interesse nacional. O USACE também realiza a gestão de recursos hídricos dos Estados Unidos, controlando os diversos usos da água, a segurança de barragens e a responsabilidade ambiental.